MENU

16/10/2023 às 19h42min - Atualizada em 16/10/2023 às 19h42min

Obras preventivas ao período chuvoso já vem sendo feitas pela Prefeitura

Secretaria de Infraestrutura junto com outras pastas municipais trabalham para prevenir os impactos das chuvas na cidade.

Carlos Alcântara
Secretaria de Infraestrutura
Mais um grupo de serviço que também está em ação é o da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), que não esperou as chuvas caírem para trabalhar. (Foto: Assessoria)

   
Desde o início do ano, a Prefeitura de Imperatriz já vem trabalhando para prevenir qualquer possível impacto do período chuvoso em Imperatriz. Em consonância aos trabalhos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), outras equipes vem somando esforços com várias frentes de serviço em toda a cidade.

O trabalho é constante para levar obras de drenagem para as áreas de possível risco, até então são mais de 13 km já entregues para a população. Outra informação relevante ao assunto, são as pontes erguidas em toda a cidade. Desde 2017, a cidade já recebeu 23 pontes.

Somado a isso, a pavimentação com bloquetes também ajuda no escoamento das águas pluviais, além de ser ambientalmente correto e apresentar economia ao Tesouro Municipal. Nisso, a Prefeitura já acumula mais 16 obras, somando mais de 9 km pavimentados com a técnica, e ainda há previsão de mais 3 km com as emendas da deputada estadual Janaína Ramos.

A pavimentação asfáltica também vem sendo uma frente de serviço capilarizada amplamente pelas equipes da Sinfra. As principais vias de Imperatriz já receberam os trabalhos de recapeamento, acumulando um total maior de 10 km. Tudo isso financiado com recursos do Tesouro Municipal.

O caminhão hidrojato capilariza os trabalhos de prevenção aos alagamentos, facilitando a drenagem das águas pluviais. As equipes da SINFRA atuam em pontos estratégicos, pré-definidos com a equipe técnica e a Defesa Civil, preparando os bueiros e tubulações para receber grandes volumes de água. 

Toda a cidade é contemplada com os serviços do caminhão que desentope os canais de drenagem. Vias do Centro Comercial já foram contempladas nas ações prioritárias da SINFRA, que agora atua em corredores como a Avenida Jacob e na Avenida Dorgival Pinheiro, no Entroncamento.

Mais um grupo de serviço que também está em ação é o da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), que não esperou as chuvas caírem para trabalhar. Desde o início do mês, mais de 10 frentes de serviço já limparam os riachos que cortam a Imperatriz que margeia o Rio Tocantins, constantemente cuidado pelas equipes da pasta. Os serviços incluem o roço das margens e a limpeza dos riachos e canais.

A Superintendência de Defesa Civil também aglutina os trabalhos constantes da Prefeitura, monitorando diariamente o nível do Rio, vistoriando áreas de risco, e planejando ações de prevenção e emergência no caso de intempéries.

Exemplo disso, os chefes de cada pasta se reuniram no início deste mês de outubro com o objetivo de alinhar um Plano de Contingência para o período de chuvas na cidade, e detalhar um plano de pronto emprego para as autoridades municipais.

O documento detalha minuciosamente os pontos de possíveis alagamentos, elenca as frentes de serviço já atuantes, sugere ações de emprego imediato e trabalhos futuros. Anualmente, as três autoridades se reúnem para atualizar as informações pertinentes ao Plano.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »