MENU

07/10/2023 às 00h15min - Atualizada em 07/10/2023 às 00h30min

Economia é ciência?

Mario Eugênio
 
Pelo ano 1975, meu pai começou a assinar a Folha de S. Paulo, além da página de Ciência brasileira aos sábados, a coluna do Joelmir Beting era leitura obrigatória, pois ele conseguia traduzir o economês castiço para o Português popular. Arrogantes utilizam linguagem hermética para isso mesmo, fechar-se aos que não conhecem. Mas ter um vocabulário de uma casta não significa entender do assunto. Vejamos!

Em 26 de dezembro do ano passado, a Folha de S. Paulo publicou as previsões dos economistas de seis entidades que desfrutam de respeito em nosso país. Está certo que adivinhar é mais uma arte que matemática, mas alguns, veremos, são mais economistas que outros...

O Banco C6 previu que o Produto Interno Bruto do Brasil seria de 0%, isso mesmo, zero. Já a MB Associados foi mais otimista, 0,5%, enquanto que a Rio Bravo estimou em 0,7% e a Focus, 0,8%. O Banco Central e o Porto Asset Management arriscaram 1% de crescimento. E o que mais se aproximou do que estamos chegando foi o Ministério da Economia que predisse 2,5%. E deve ser maior ainda.

Claramente, os economistas do Ministério da Economia estão mais afinados com a realidade do país e causa espécie o erro grotesco de Banco Central, aqueles que elevaram os juros a 13,75% e dizem que estão certos, mas o resto do mundo que não faz o mesmo não estão... Claro!? Só que não! Afinal, quem toma empréstimo caro se não precisar? No final, não gastam em produtos e serviços que alimentam a inflação?

Enfim, o que diziam os economistas preditores? A MB Associados afirmava que o cenário para 2023 era de crescimento mais baixo. O C6 Bank previa um resultado mais baixo para o PIB por causa do fim do processo de reabertura da economia, a desaceleração global e o impacto dos juros altos.

Já em abril, com a divulgação dos indicadores econômicos do primeiro trimestre que surpreenderam positivamente os economistas, os bancos já começaram a revisar suas projeções do PIB, como o Bradesco que passou de 1,5% para 1,8% e o banco ABC Brasil de 0,1% para 1%.

Em julho, foi a vez do Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorar sua estimativa de 0,9% para 2,1% em 2023. Agora, o Banco Central elevou de 2% para 2,9% sua estimativa de crescimento do PIB. A informação consta do relatório de inflação do terceiro trimestre, divulgado em 28 de setembro.

O crescimento pode ser ainda maior, o que nos leva a crer que há muitos modelos preditores que ainda têm muita incerteza (ou interesses indeclaráveis), mas o mais surpreendente é que os economistas fiquem surpresos com as previsões erradas...

Até parece um debate que tivemos no INPE sobre predição da queda natural de um satélite (exigência internacional que cresce por causa do lixo espacial), um colega dizia que ele era o único no instituto que conhecia o assunto e afirmava que os modelos que usávamos da NASA e ESA estavam errados... Desafiei-o a mostrar o dele e provar que era melhor que os daquelas agências. Resultado? Continuamos utilizando os da NASA e ESA. Um dia teremos o nosso, mas depois de estudar bem o assunto.

Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »