MENU

06/10/2023 às 08h36min - Atualizada em 06/10/2023 às 08h36min

Maranhão registra queda de crimes violentos letais pelo sexto mês consecutivo

Entre as regionais que registraram queda de CVLI, Presidente Dutra lidera com 31%, seguida pela Grande Ilha, que registrou uma redução de 29%. Codó também apresentou uma diminuição notável de 25%.

Secom/MA
(De janeiro a setembro deste ano, o Maranhão registrou queda de 4% nos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação com o mesmo período do ano passado (Fotos: Fernando dos Anjos).)
  
O Governo do Maranhão tem concentrado esforços no aprimoramento das forças policiais e realizado investimentos significativos em investigações e no desenvolvimento da inteligência como pilares fundamentais para a Segurança Pública. Esta abordagem tem gerado resultados positivos, parte deles evidenciados por uma constante redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), mantida no estado pelo sexto mês consecutivo.

De janeiro a setembro deste ano, o Maranhão registrou queda de 4% nos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre as três tipificações, a que apresentou redução mais expressiva foi lesão corporal seguida de morte, que diminuiu cerca de 34%. No total, 11 regionais tiveram redução desse tipo de crime.

Entre as regionais que registraram queda de CVLI, Presidente Dutra lidera com 31%, seguida pela Grande Ilha, que registrou uma redução de 29%. Codó também apresentou uma diminuição notável de 25%, enquanto Pinheiro experimentou uma queda de 16,5%. Outras regiões que demonstraram melhorias incluem Caxias, com uma diminuição de 11,5%, Zé Doca com 9,5%, Cururupu com 7%, Viana com 6%, Santa Inês com 5%, e Itapecuru e Buriticupu com 3% cada.

"Os números refletem o sólido compromisso do governador Carlos Brandão com a segurança pública do Maranhão. A baixa na taxa de crimes violentos letais nos últimos seis meses é um indicador claro de que os investimentos somados aos esforços das nossas forças de segurança estão produzindo resultados tangíveis. Por isso, seguiremos realizando investimentos, aprimorando nossas policiais, fortalecendo o trabalho de investigação e segurança, para que o nosso estado seja um lugar cada vez mais seguro para todos os cidadãos”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

 

Exemplo para o Maranhão

Por sua população expressiva, a Grande Ilha e seus índices de crimes violentos letais (menos 29% no acumulado do ano) são um exemplo para o Maranhão. Ao analisar cada tipificação, nota-se uma redução de 60% aproximadamente nos casos de latrocínios, que foram de 24 para 10 ocorrências, e de cerca de 26% no número de homicídios, que saíram de 227 para 169.  Além disso, não houve registro de nenhum caso de lesão corporal seguida de morte este ano, enquanto 2022 houve uma ocorrência.

Em São Luís, especificamente, houve redução também de cerca de 24% nos crimes violentos letais intencionais, com 140 casos, em comparação aos 184 registrados nos primeiros nove meses do ano anterior. Considerando as tipificações, os crimes de latrocínios registram redução de 65%, com sete casos neste ano contra os 20 ocorridos em 2022. Os registros de homicídios dolosos diminuíram cerca de 19%, com 133 casos nos nove meses deste ano contra 163 no mesmo período do ano anterior.

 

Investimentos na Segurança Pública

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão tem recebido muitos investimentos dos governos estadual e federal a fim de avançar no combate à criminalidade e redução da violência em todo o estado.

Desde abril do ano passado, já foram investidos mais de R$ 25 milhões de reais em equipamentos para as forças de segurança do Maranhão, incluindo centenas de viaturas, coletes balísticos, equipamentos de segurança, munições, trajes antibomba, câmeras, equipamentos de informática, entre outros.

Também foram implantadas novas unidades policiais em diversos municípios e regiões, bem como novos batalhões de Polícia Militar. Tem sido feita a reestruturação de delegacias de Polícia Civil, implantação de colégios militares, dentre outras ações.

Mais recente, foi realizada a convocação de delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil, além da implantação da Jornada Operacional Extraordinária (JOE) para policiais civis.

Todos estes investimentos garantem mais estrutura para os agentes das forças de segurança e a prestação de um trabalho mais eficaz, que têm como consequência a redução nos índices de criminalidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »