MENU

05/10/2023 às 19h19min - Atualizada em 05/10/2023 às 19h30min

Projeto Atleta Ouro beneficia alunos da rede pública; Araguaína irá sediar torneio internacional com a participação de mais 1000 atletas

Além da escola municipal, há aulas gratuitas do esporte para diversas faixas etárias na Praça CEU e no 2º BPM

Giovanna Hermice
Secom Araguaína
Além da escola municipal, há aulas gratuitas do esporte para diversas faixas etárias na Praça CEU e no 2º BPM da Polícia Militar - Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína
 
Mais de 90 alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizada do Setor Costa Esmeralda, em Araguaína, são beneficiados pelo Projeto Atleta Ouro, que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu para os estudantes do 4º e 5º ano da unidade.

A prática da arte marcial na cidade está mais acessível por meio de projetos sociais e também em evidência. Araguaína sediará o evento internacional AJP TOUR (Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro), um dos maiores torneios do esporte do mundo, nos próximos dias 14 e 15.

A estudante do 5º ano, Haycha Maria Maciel, de 10 anos, conta que, nas aulas de jiu-jitsu, ela teve benefícios que ultrapassaram a aprendizagem das técnicas da arte marcial. “Melhorou os meus estudos, eu não gostava de estar perto de muitas pessoas e aprendi a conviver melhor e me comportar bastante na sala de aula”, contou a estudante.

“Eu estou achando muito bom e estou aprendendo vários golpes. Sempre presto muita atenção quando o professor está ensinando”, completou Maria Fernanda Borba, também aluna da escola e do projeto.

Há três anos, o Projeto Atleta Ouro iniciou as atividades na escola do Setor Costa Esmeralda, mas, devido à pandemia, as aulas foram paralisadas e retomadas há dois meses. A notícia agradou a estudante Lana Hyandra Silva, que fez parte do projeto desde o início. “Eu estava estudando em outra escola e, quando descobri que o jiu-jitsu iria voltar, pedi para a minha mãe me matricular aqui novamente”, contou.

 

Voluntariado

Em parceria com a Prefeitura de Araguaína, o projeto é uma iniciativa do servidor municipal e professor de jiu-jitsu, Rafael Rabelo, que ministra as aulas de forma voluntária. Os materiais utilizados para a prática esportiva, como quimonos e tatames, foram doados por uma empresa da iniciativa privada, que também é parceira.

“Eu comecei em 2012, na escola do Céu Azul, após observarmos um alto índice de violência dentro e fora da sala de aula. Trouxe a ideia para cá, tendo em vista que o jiu-jitsu é uma forma lúdica de trabalhar essas emoções, mas no lugar certo, de forma disciplinada e sem violência”, explicou o professor.

 

Acompanhamento da coordenação pedagógica

Com uma fila de espera, as aulas são realizadas na quadra esportiva da escola, espaço monitorado por câmeras de segurança. A prática da arte marcial é direcionada para os estudantes que possuem dificuldade de aprendizagem.

De acordo com o diretor da unidade, o projeto é interligado com o desempenho nos estudos, por isso é monitorado pela coordenação pedagógica. “Nosso objetivo é aliar essa arte marcial com a aprendizagem. Por meio do esporte, é possível desenvolver mais autocontrole, disciplina, concentração, que refletem nos estudos. Já tivemos relatos positivos dos pais, pois o projeto também atende crianças com necessidades especiais. Temos participantes com autismo e outras patologias”, informou o diretor Francisco Nilson Viana.

A moradora Adiane Silva é mãe da aluna Hadassa Macena, que tem autismo. Ela relata que, com o jiu-jitsu sua filha teve mudanças comportamentais significativas. “Com o projeto, ela tem se desenvolvido bastante, em termos de organização, uniforme, ficou pontual, achei que não ficaria a tarde toda aí, mas ela fica. É surpreendente o resultado e sou muito grata pelo projeto”, contou.

 

Esporte e educação andam juntos

As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira, no período matutino, das 8 às 11 horas, e vespertino, das 13h30 às 15h30. Segundo o professor, o foco do projeto não está em ensinar as técnicas do jiu-jitsu para competições, mas na qualidade de vida dos alunos. “Nosso objetivo maior aqui não é a formação de atletas e sim gerar condutas morais e bons cidadãos, e fazer com que os alunos entendam que o esporte e a educação devem andar juntos”.

Para mais informações sobre a iniciativa ou interessados em auxiliar o projeto, o contato pode ser feito pelos telefones 99201-8885 ou 99238-4606.
 

AJP Tour

O  AJP Tour (Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro) é um dos maiores torneios do esporte do mundo e será realizado pela primeira vez no Tocantins, em Araguaína, no Ginásio Pedro Quaresma, nos dias 14 e 15 de outubro. A Prefeitura de Araguaína é parceira do torneio, que tem previsão de receber mais de 1.200 atletas do Brasil e do mundo.

As inscrições foram adiadas e podem ser feitas no site https://araguaina.to.gov.br/ até o dia 11 de outubro. O torneio contará com três categorias principais: Iniciante, Intermediário e Profissional, divididas em 25 faixas etárias masculinas e femininas, sendo abertas para atletas da faixa branca à faixa preta.
 

Tem vagas na praça CEU

Além da escola no Setor Costa Esmeralda, o Município oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu na Praça CEU, localizada no Setor Araguaína Sul, no período noturno. As inscrições estão abertas e as vagas limitadas. As aulas têm capacidade para atender 20 alunos por turma, somando 40 participantes.

As aulas atendem dois públicos: a partir de 14 anos, com aulas às segundas e quartas, às 19h30; e jovens de cinco a 13 anos, com aulas às terças e quintas, às 18 horas.

As inscrições são feitas na Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer por meio do fornecimento de dados e apresentação dos documentos pessoais. No caso dos interessados menores de idade, os pais ou responsáveis precisam acompanhá-los e apresentar a documentação original. A secretaria está localizada na Avenida Prefeito João de Souza Lima, nº 20, no Centro, próximo ao Terminal Bandeiras.

 

Mais oportunidade para os moradores

Outro projeto aberto à comunidade é o da Associação Academia Okinawa de Cultura e Artes Marciais, do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar), que atende mais de 70 pessoas, entre adultos e crianças.

Faixa preta em jiu-jitsu, Erlon dos Reis é o professor nas aulas que possuem uma hora de duração e são ministradas de segunda à sexta-feira. O público adulto é atendido segunda, quarta e sexta-feira, nos horários de 14 ou 21 horas. Enquanto as crianças, podem participar das aulas todas às terças e quintas, às 8 ou 17 horas.

As vagas são limitadas e os interessados devem se dirigir à Seção de Esportes no Quartel do 2º BPM e fazer um cadastro. Mais informações podem ser obtidas no telefone (63) 3414-1268.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »