MENU

04/10/2023 às 19h13min - Atualizada em 04/10/2023 às 19h13min

Outubro com programação especial pelo Mês das Crianças no Tatajuba

As atividades do centro cultural contemplam ainda a segunda edição do Tatajuba pela Música e do Sarau Cultural, além de diversas oficinas. Projeto Reggae Raiz e Feira das Profissões estão entre as novidades do mês

Da Assessoria
Centro Cultural Tatajuba
Foto: Divulgação/Centro Cultural Tatajuba
   
No Centro Cultural Tatajuba, o mês de outubro inteiro é dedicado às atividades especiais voltadas às crianças. No dia 14 de outubro, o Tatajuba abre as portas para crianças e seus familiares comemorarem o Dia das Crianças com atividades artísticas e culturais, brincadeiras e muita diversão. A programação, que ocorrerá das 9h às 12h, é destinada a quem tem até 12 anos e os respectivos familiares, e terá como mediadoras as professoras Jô Santos e Djane. A capacidade máxima de participantes é de 100 pessoas. Esta e todas as outras atividades do centro cultural contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 
No final do mês, no dia 27, o II Sarau Cultural Tatajuba, com o tema “Criança, presente para o mundo”, vai promover e expressar o talento de crianças e adolescentes, em um encontro literário e artístico, com curadoria de Elson Araújo. A segunda edição do sarau conta com a participação especial do Conservatório de Música de Imperatriz, do Clube de Leitura Maria Firmina dos Reis, da cidade de João Lisboa e da Escola Militar Tiradentes e tem como proposta celebrar a cultura e a arte, dessa vez num momento feito quase que exclusivamente por crianças e adolescentes. O evento contará com a participação de escritores mirins, palco livre com atrações musicais e um artista convidado.
 
Declamação de poemas e apresentação de obras infanto-juvenis produzidas pelas entidades convidadas, além da exposição de poemas em um “Varal Poético” e microfone aberto para os participantes compartilharem seus próprios poemas fazem parte da programação.
 
Entre as atividades formativas, está prevista a oficina de Artes Circenses – Malabarismo, ministrada pela Trupe de Habilidades Circenses - Cleiton Almeida e Sara Silva, que será realizada de 21 de outubro a 9 de dezembro. A oficina é dedicada a crianças a partir de 10 anos e para jovens e adultos. A oficina tem como objetivo ensinar técnicas básicas de malabarismo para participantes de todos os níveis de habilidade, que também irão praticar exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar a evitar lesões, além de realizar movimentos mais complexos, como trocas entre as mãos e truques de equilíbrio. As aulas acontecerão aos sábados. Já entre os dias 23 e 26, será realizada a Oficina de Artesanato – Brincando de Fazer Arte, com a artesã Lucilene Lucena, para crianças e adolescentes com idade de 7 a 16 anos. A proposta é estimular habilidades manuais e a criatividade a partir da produção de artesanato variado, usando palitinhos de picolé e pintura em vasinhos de cerâmica. Para se inscrever nas oficinas, basta ir presencialmente ao Galpão do Centro Cultural Tatajuba, até 11 de outubro.
 

Feira das Profissões

Para quem está saindo da infância e já tendo que se deparar com a difícil missão de escolher a carreira a seguir na vida adulta, a boa notícia chega em forma de novidade: a Feira das Profissões de 2023, programada para ocorrer no centro cultural, irá trazer palestras sobre as profissões para alunos do ensino médio de escolas de Imperatriz. Cerca de 600 alunos estão sendo esperados durante os dias 18 e 20. No encerramento, dia 20, será realizada a segunda edição do projeto Tatajuba pela Música, quando Erasmo Dibell recebe a cantora Lena Garcia, a partir das 19h, no evento gratuito, com capacidade para 100 pessoas. 
 

Visitas

Crianças de até 12 anos de escolas, ONGs e outras instituições, têm ainda como opção as visitas divertidas, realizadas nos dias 6 e 27, quando o Tatajuba é apresentado aos visitantes com dinâmicas lúdicas e vivências de dança folclórica. Já nos dias 4, 11 e 25, as visitas guiadas são uma boa dica para adolescentes e adultos. Durante o percurso, a estrutura do Centro Cultural Tatajuba é apresentada de uma forma instigante, em uma experiência rica em cultura e arte.
 

Reggae e música regional

Com o objetivo de difundir a cultura da dança reggae, será realizado um aulão de reggae raiz, conduzido pelo Professor Albert, seguido de breve apresentação de regueiros convidados e momento livre para dançar ao som do Dj Odair, no dia 6, com duração de três horas, das 18h às 21h. O evento será aberto ao público e é recomendado para maiores de 16 anos.
 

Oficinas para adultos

Mas nem só de programação para o público infantil viverá o Centro Tatajuba no mês de outubro. Também estão previstas oficinas para outros públicos, a exemplo da Cozinha Básica para Iniciantes e a Oficina Cozinha Sertaneja, ambas para o público com mais de 18 anos, cujas inscrições presenciais estão abertas até 28 de setembro. As aulas serão ministradas por Kiko Lacerda.
Já para quem se interessa pelo artesanato, a opção é a oficina de Crochê para Iniciantes na Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, cujas aulas ocorrerão nos dias 16 e 19, das 14h às 17h, com a artista Daniella Guerra. As inscrições podem ser feitas de 25 de setembro a 5 de outubro, presencialmente, na Casa Da Mulher Maranhense de Imperatriz (Av. São Sebastião, Bairro Vila Nova).
 
Com o objetivo de trabalhar com professores e educadores recursos e técnicas de contação de histórias, com atividades práticas para serem utilizadas em sala de aula com seus alunos, o Centro Cultural Tatajuba oferece a Oficina A Arte de Contar Histórias, com Jô Santos, programada para acontecer no dia 6 de outubro, Escola Municipal de Educação Infantil Jair Rosignoli.
 

Sobre o Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz e região. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do Tatajuba, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »