MENU

03/10/2023 às 19h29min - Atualizada em 03/10/2023 às 19h45min

Plano Emergencial de Infraestrutura em várias regiões da cidade

Metas estabelecidas pela Secretaria de Infraestrutura são colocadas em prática nas vias de maior fluxo de veículos

Carlos Alcântara
Ascom
Foto: Patrícia Araújo
 
Os trabalhos para melhorar a malha viária de Imperatriz continuam a todo o vapor em vários bairros e diversas frentes de serviço. E para organizar os próximos trabalhos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a equipe técnica da pasta organizou e elencou a prioridade de obras nas principais ruas e avenidas de Imperatriz, nisso o Plano Emergencial de Recuperação de Vias Urbanas foi estipulado e aprovado.

O documento, disponível no portal oficial da Prefeitura de Imperatriz, divide a cidade em três zonas, dispõe a prioridade de ruas e detalha informações topográficas e de engenharia, além das previsões orçamentárias e um cronograma de ações entre as três zonas que receberão obras de pavimentação asfáltica ou em bloquetes.

A Zona 1, que compreende bairros como o Centro, Juçara, Três Poderes, Jardim São Luís, Bacuri, conta com uma malha de mais de 44 km, já recebeu trabalhos de recapeamento asfáltico, pavimentação em bloquetes e em breve irá inaugurar a vigésima ponte de concreto, na Rua Paulo Afonso.

O equipamento, que ligará o Jardim São Luís a outros bairros e dinamizará o acesso à Rodovia Bernardo Sayão, também receberá trabalhos de pavimentação em bloquete e acabará com a espera de anos dos moradores, além de receber um equipamento com qualidade, sendo totalmente financiada pelo Tesouro Municipal. A tecnologia usada na obra, garante qualidade e durabilidade para os moradores da região.

Nova Imperatriz, Santa Rita e Boca da Mata, compreendem a Zona 2, com 26 km de malha, recebendo ações importantes como o recapeamento das ruas Rio Grande do Norte, Piauí, e mais recentemente a Petrônio Portela, que corta o Grande Santa Rita e liga a Avenida JK, que está recebendo recuperação em alguns trechos, a outros bairros da região.

As ruas com menor fluxo ou com menor densidade populacional, estão na prioridade da Zona 3, que atendem bairros como Vila Lobão, Vila Nova, Vila Redenção e Parque Santa Lúcia, que constantemente vem recebendo recuperação asfáltica, a exemplo dos trabalhos na Av. Liberdade, cortando os bairros da Grande Cafeteira, e capilarizando acesso na área.

Fábio Hernandez, secretário de Infraestrutura, destaca que “os trabalhos vêm sendo feitos atendendo o documento que elenca as principais prioridades da cidade. Dessa forma aceleramos os nossos serviços à população de forma mais eficiente, prestando contas da melhor forma. Assim, com o planejamento já feito, podemos captar recursos mais rápido e articular parcerias que aceleram nossos serviços”

Um exemplo é a Av. Padre Cícero, com obra operada pelo Governo do Estado, com a visita do secretário Hernandez ao Secretário de Estado da Infraestrutura, a população do Santa Rita já “está recebendo uma rua literalmente nova, com menos tempo no trânsito, e um tráfego mais fluido e dinâmico. Agora podemos redirecionar nossas atenções a outros trechos do plano e entregar uma malha viária melhor para Imperatriz”, coloca Hernandez.

Secretaria de Infraestrutura continua agilizando serviços
Desde o início do ano, mais de 18 km de vias já foram recapeadas em Imperatriz. As ruas contempladas, atendem vários bairros da cidade, solucionando o problema com durabilidade e qualidade e vem dinamizando o tráfego entre os bairros mais distantes com o centro da cidade.

Além disso, a 20ª ponte de concreto já está sendo concluída pelas equipes da Secretaria, que entregarão o equipamento na rua Paulo Afonso, junto com a pavimentação em bloquetes, acabando com a espera de anos para a comunidade do Jardim São Luís e ampliando o acesso do bairro para vias como a Rodovia Bernardo Sayão.

Parceria também é a palavra-chave para os trabalhos da Sinfra, com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), toda a sinalização dos trechos recuperados e recapeados vem recebendo sinalização horizontal e vertical. Além disso, as equipes ostensivas trabalham para redirecionar o tráfego enquanto as equipes de Infraestrutura trabalham, a fim de mitigar os impactos provocados pelo bloqueio de fluxo, sugerindo rotas alternativas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »