MENU

02/10/2023 às 21h01min - Atualizada em 02/10/2023 às 21h15min

Fábio Assunção e a dieta cetogênica

Ludmila Pereira de Araujo Souza
  
Na última semana, o ator Fábio Assunção chamou bastante atenção ao aparecer bem mais magro que o de costume. Ele conta que emagreceu 30 quilos em um ano, fazendo atividade física, como boxe e musculação, além, obviamente, da dieta.

Desse peso perdido, segundo o ator, 17 quilos foram em um período de 5 meses seguindo a dieta cetogênica.

Mas que dieta é essa? Você já ouvir falar, meu nobre leitor?

Trata-se de uma estratégia nutricional que prevê um alto consumo de gordura. Isso mesmo que você está lendo: um alto consumo de gordura. Antagonicamente, há uma baixíssima ingestão de carboidratos. Já de proteínas, seu consumo é de médio a alto.

O nome “cetogênica” vem de “cetose” e se refere a uma espécie de queima de gordura, induzida pelo corte radical de carboidratos, que é nossa principal fonte de energia. Ao reduzir esse fornecimento de glicose às nossas células, o organismo busca outras formas de combustível. Nesse momento, é quando ele encontra as gorduras, que é justamente o nutriente que está sendo altamente ofertado em sua alimentação.

Por muitos anos, a dieta cetogênica era bastante utilizada somente para tratar casos graves de epilepsia em crianças, mas com o decorrer do tempo e com o avanço dos estudos, já se sabe dos inúmeros benefícios da estratégia, que vão muito além dos cuidados com os transtornos epiléticos e do emagrecimento.

A dieta cetogênica tem se mostrado muito efetiva também para tratamento de resistência à insulina, diabetes melitus, esteatose hepática, hipertensão arterial, doenças auto imune, entre várias outras.

Mas assim como toda estratégia nutricional, requer um acompanhamento minucioso realizado por nutricionista habilitado.

Como dito, a dieta cetogênica é composta por alto consumo de gordura, mas estas são de qualidade e respeitando o tipo adequado, evitando, por exemplo, as saturadas que fazem com que a incidência de doenças cardiovasculares seja aumentada.

Carências nutricionais também podem acontecer na execução de uma dieta como essa quando não planejada corretamente. E é justamente quando, mais uma vez, enfatizo a importância do acompanhamento nutricional adequado, a fim de que sejam feitas as suplementações necessárias.

Outra confusão de informação que ainda pode acontecer é quanto à semelhança da dieta cetogênica com a low carb. Mas para que não haja dúvida, já esclareço a você a diferença.

A dieta low carb significa “pouco carboidrato”, portanto, sendo preconizado um consumo de 50 a 130 gramas do nutriente. Lembrando que a grande maioria da população brasileira costuma passar de 160 gramas por dia.

Já na dieta cetogênica, o consumo dos “carbos” é ainda mais restrito que na low carb, limitando-se a no máximo 50 gramas por dia.

Outro ponto também importante a se falar sobre a dieta cetogênica é que ela tem prazo mínimo para que se faça e se obtenha os resultados desejados, assim como também, tem uma perspectiva de prazo “máximo” para suspender sua execução, podendo realizar ciclos da estratégia, conforme avaliação individualizada. Ou seja, incansavelmente, reitero: faz-se primordial o acompanhamento nutricional especializado para que sejam tomadas essas decisões objetivando o melhor para o paciente.

Muitas são as particularidades inerentes à dieta cetogênica e muitos também são seus benefícios, como já citados. Mas bastante também precisa ser a disciplina e o comprometimento do paciente ao decidir por uma estratégia nutricional tão “diferente” do padrão alimentar da grande maioria da população.

Que a tomada de decisão pela dieta cetogênica seja amadurecida e por fim, guiada por profissional nutricionista habilitado com competência para buscar o que de mais incrível essa estratégia tem para oferecer.

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »