MENU

29/09/2023 às 19h42min - Atualizada em 29/09/2023 às 20h00min

PF combate fraude em registros de CAC’s

Despachante atuava em processos fraudulentos com a utilização de documentos falsos, visando levar o Exército a erro

Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás
Foto: Divulgação
    
Jataí/GO
- A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29/9) a Operação Mendacium, com o fim de coibir a obtenção fraudulenta de certificado de registro (CR) de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC), através de despachante com atuação no Exército, visando a posterior aquisição de armas de fogo e munições.

Policiais Federais cumpriram três mandados judiciais na cidade de Caçu/GO, sendo um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o cancelamento do registro de CAC do investigado.

Após compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro em Jataí/GO, constatou-se a existência de diversos documentos falsos que estariam sendo utilizados por indivíduos em processos de requerimento de Certificado de Registro, por meio do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp).

As investigações identificaram diversos documentos falsos utilizados para fraudar os referidos processos, com a atuação do mesmo despachante. Entre os documentos utilizados, destacam-se laudos psicológicos e comprovantes de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo.

As buscas e apreensões visam apreender computadores, celulares, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos fatos investigados, com o fim de robustecer a confirmação das fraudes perpetradas pelos envolvidos, bem como identificar outros indivíduos que possam ter envolvimento com os fatos.

Os crimes sob apuração são os de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A concessão de Certificado de Registro (CAC) e a posterior aquisição de armas de fogo e munições depende de apresentação de certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, bem como declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, além da realização de todos os testes de aptidão necessários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »