MENU

27/09/2023 às 20h06min - Atualizada em 27/09/2023 às 20h06min

Sessão Solene marcou os 165 anos de história da Câmara Municipal de Imperatriz

Da Assessoria
Ascom/CMITZ
Vereadores e convidados presentes à solenidade - Foto: Ana Karla
  
A Câmara Municipal de Imperatriz realizou nesta quarta-feira (27), uma Sessão Solene para celebrar os 165 anos de instalação do órgão no município. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Alberto Sousa (PDT), em seu discurso, destacou a relevância da instituição na busca pela democracia e no incentivo à participação popular na política local. Ele também ressaltou os desafios enfrentados ao longo dos anos e as conquistas alcançadas pela Câmara em prol do município.

O evento iniciou com apresentação do Coral do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz interpretando lindas canções nacionais com a presença de autoridades municipais, vereadores, ex-vereadores, servidores públicos e representantes da sociedade civil, dos quais destacamos a Dra. Dayna Leão Tajra Reis Teixeira (juíza diretora do Fórum), Raimundo Trajano Neto (presidente da Academia Imperatrizense de Letras), advogado João Menezes (Agemsul), Alex Silva (Administração e Modernização), Padre Edmar Arnaldo (Paróquia Santa Tereza D’Ávila, Charles de Oliveira (diretor do Conservatório) professores Joas, Deusa e Valdenira que acompanharam os estudantes da Escola Urbano Rocha. A presença de todos demonstra a importância e o envolvimento da comunidade local com o evento.

Durante a cerimônia, foram destacados os principais momentos históricos da Câmara ao longo desses 165 anos, ressaltando sua importância para o desenvolvimento político e social da região.  O evento conseguiu promover a integração entre os diferentes setores da sociedade e fortalecer os laços entre os cidadãos. A presença das autoridades e representantes políticos também ressaltou a relevância do evento, que teve um impacto positivo na cidade e na comunidade.

Estiveram presentes os ex-vereadores que já presidiram o legislativo municipal em períodos passados, Edson Rosa Caldeira (1983-1984 / 1987-1989), Enéas Nunes Rocha (2001-2003), Joel Gomes Costa (2003-2005), Adhemar Freitas (2005-2008), José Carlos (2015-2020) e João Silva (1996), onde foram homenageados pelo reconhecimento de trajetória política e pelos esforços realizados, que ajudaram a moldar a história e o desenvolvimento da cidade. Ao todo foram 53 presidentes que conduziram o legislativo mirim.

Durante a homenagem, os ex-presidentes destacaram na tribuna os principais feitos e contribuições, relembrando seu papel na construção e implementação de leis e projetos importantes para a comunidade local.

A Sessão Solene Comemorativa dos 165 anos de instalação da Câmara Municipal de Imperatriz representou um momento de reflexão sobre o passado, presente e futuro da cidade. Também foi uma oportunidade de valorizar o trabalho dos vereadores e servidores públicos, que desempenham um papel fundamental na elaboração de leis e fiscalização dos interesses coletivos.
Ao fim do evento, os vereadores presentes reafirmaram o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de Imperatriz e da melhoria da qualidade de vida da população. A celebração dos 165 anos da Câmara Municipal foi um momento de reflexão sobre o passado, reconhecimento das conquistas e renovação das esperanças para o futuro da cidade.

 

História

Imperatriz foi fundada em 16 de julho de 1852, por frei Manoel Procópio, quatro anos depois – 1856 – na Assembleia Provincial do Maranhão, sob a presidência do Sr. Manoel Gomes da Silva Belfort, o Barão de Coroatá, estabeleceu a construção de local que pudesse servir temporariamente para sessões da Câmara Municipal e após mais dois anos, em 25 de setembro de 1858, foi instalado oficialmente o Poder Legislativo Municipal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »