MENU

25/09/2023 às 20h25min - Atualizada em 25/09/2023 às 20h30min

Sistema de videomonitoramento inicia nova fase com ampla reestruturação

São 15 câmeras de alta resolução, que gravam em 360 graus, e logo o número deve chegar a 30

João Rodrigues - Ascom
O sistema de videomonitoramento também auxilia no combate a crimes em Imperatriz - Foto: Assessoria
 
O sistema de videomonitoramento implementado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, acaba de ser reinaugurado. Desde que entrou em operação em novembro de 2019, o serviço tem reforçado a fiscalização da segurança viária e o combate à criminalidade em parceria com outros órgãos das forças de segurança em Imperatriz.

Oficialmente, o início da nova fase do serviço, foi anunciado pelo prefeito Assis Ramos na última quarta-feira, 20, durante visita informal à nova central de operação, acompanhado do secretário da Setran, Leandro Braga.

O coordenador do videomonitoramento, Flaviano Carvalho, explicou que nesta nova fase, o serviço ganhou câmeras de vigilância, com alcance de 360 graus ao seu redor, mais modernas e de alta resolução, dentre outros recursos, e a equipe de agentes de trânsito que opera o sistema, também, passou por uma reciclagem, segundo preconiza o Código de Trânsito Brasileiro, CTB.

“O prefeito Assis juntamente com o secretário Leandro perceberam que a demanda aumentou, tanto da área da segurança pública, quanto da população com a solicitação de imagens com áudio e vídeo. Daí teve a reestruturação e a reinauguração, sendo que em novembro completa quatro anos do início do videomonitoramento na cidade”, destacou o coordenador Flaviano Carvalho.

O espaço físico que abriga a central está maior e mais confortável para facilitar o trabalho dos profissionais. Flaviano ressaltou que a estrutura do sistema abrange todos os quadrantes da cidade, ou seja, da ponte Dom Affonso Felippe Gregory passando pela Beira-Rio, Avenida Babaçulândia, Centro, e alguns bairros.

“São 30 câmaras e por enquanto estamos com metade delas instaladas, e vamos instalando de forma gradativa. São câmeras de alta resolução que gravam 24 horas por dia”, detalhou, acrescentando que a central conta que três equipes de agentes treinados, a maior tem formação superior, que atuam nos turnos manhã, tarde e noite. Nos fins de semana e feriados o serviço ocorre em sistema de plantão.

Sobre a cessão de imagens e vídeos para a sociedade, Flaviano alertou que o cidadão precisa registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia Civil e apresentar este documento na Setran. Em tempo hábil, as imagens serão repassadas via e-mail ou whatsapp, sem qualquer custo para o solicitante.

A parceria com os órgãos de segurança vem sendo muito exitosa com a ajuda aos órgãos de segurança na identificação de criminosos e veículos roubados, dentre outros. O videomonitoramento também é muito importante para auxiliar nas ações de transito da Setran sendo utilizado em corridas de rua e outros eventos. Há casos em que flagra acidentes de trânsito, tipo de ocorrência que ganhou nova nomenclatura e passou a se chamar sinistro de trânsito. Outro diferencial é, além de seguir o protocolo que inclui a Polícia Civil, a Setran preserva as imagens do cidadão envolvido em ocorrências.

“A central de videomonitoramento que está localizada na Setran e é operada pelos agentes de trânsito, tem por objetivo auxiliar no transito, encurtar os atendimentos durante as intervenções na segurança viária e também com auxilio nas ações de combate a furtos, roubo de veículos e na fiscalização de trânsito. E vem cumprindo muito bem sua finalidade”, comemorou o coordenador de trânsito da Setran, Hodislan Maciel.

A criação do sistema de videomonitoramento partiu de uma iniciativa do prefeito Assis Ramos, no cumprimento de um compromisso de campanha, assim como fez com a Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, outro setor muito importante para a segurança da população de Imperatriz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »