MENU

22/09/2023 às 20h46min - Atualizada em 22/09/2023 às 21h00min

Nível do Rio Tocantins subiu 70 centímetros nos últimos 10 dias

Relatório de monitoramento aponta possibilidade de aumento no volume de água nos próximos dias

Islene Lima - Ascom
Ascom
Foto: Patrícia Araújo
 
A forte onda de calor extremo tomou conta de todo o Brasil e, em Imperatriz, não é diferente. Com temperaturas que podem atingir mais de 40 graus, neste final de semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), reforça cuidados básicos para esse calorão, além de alertar sobre o nível do Rio Tocantins, que continua subindo, mesmo em meio as altas temperaturas.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, e do boletim de monitoramento, nos últimos 10 dias, o nível do Rio Tocantins subiu cerca de 70 centímetros, com previsão de subir mais nos próximos dias, devido à mudança de estação e a vinda das chuvas na região.

“Sabemos que o calor em Imperatriz está insuportável, e compreendendo que o Rio Tocantins será um dos refúgios para os banhistas, temos que deixar o alerta a população sobre cuidados básicos na hora do lazer, pois, apesar das altas temperaturas, a previsão é que o nível dele continue subindo, como tem acontecido, e isso pode implicar em afogamentos, já que as praias não têm nenhum suporte para receber esses banhistas”, pontua Josiano.

O secretário explica ainda que praias como do Cacau, do Meio, Amizade e Goiás, são as mais próximas do Centro da cidade, e consequentemente acabam atraindo mais gente para o lugar. “Já tivemos um afogamento esse mês, mesmo alertando sobre os perigos, mesmo a maioria dos bancos de areia sumindo, fomos nos empreendedores, conversamos, monitorando, ou seja, estamos todos os dias nesse diálogo com a população, visando a prevenção de quem procura o Rio Tocantins para se refrescar”.

Dicas para enfrentar as altas temperaturas em Imperatriz!
  • Beba no mínimo dois litros de água por dia
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele
  • Use protetor solar mesmo na sombra
  • Se for para o rio, evite bebidas alcoólicas
  • Coma bastante frutas
  • Evite exposição ao sol das 11h às 16h 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »