MENU

20/09/2023 às 23h38min - Atualizada em 20/09/2023 às 23h38min

Gaby Amarantos e a dieta biogênica

Ludmila Pereira de Araujo Souza
   
Nessa última semana, a cantora Gaby Amarantos compartilhou em suas redes sociais que havia perdido 14kg e que fez uma alimentação biogênica, além de enemas, entre outras ações bem “naturebas”, visando à melhora da saúde.

O assunto logo chamou atenção de seu público, na curiosidade de saber do que se tratava e obviamente, muita gente animada com a perda de peso citada pela cantora.

Basicamente, a alimentação biogênica é composta por alimentos naturais, sendo eles crus, como: brotos, sementes germinadas e sucos orgânicos. A intenção desse protocolo é principalmente de que aconteça uma desintoxicação do organismo, fazendo com que o corpo funcione melhor a começar pelo intestino. Mas é importante lembrar que apesar de se tratar de um protocolo com base em uma alimentação saudável, ele não deve ser seguido como estilo de vida e precisa ter dia para começar e acabar, além do acompanhamento profissional.

Devido à alimentação de grande parte população nos dias de hoje não ser tão saudável como deveria, justificado principalmente pela baixa ingestão de hortifrutis e pelo alto consumo de industrializados e de alimentos potencialmente alergênicos, percebe-se que as pessoas têm adoecido muito mais e obviamente, levando os seus corpos a um quadro de inflamação e intoxicação. E isso, é notado naquela retenção de líquidos que principalmente as mulheres tanto reclamam; na constipação crônica; nos gases extremamente fétidos; na distensão abdominal; na fadiga, indisposição e no extremo cansaço desde a hora que acorda; no sono sem qualidade e nas enxaquecas como companheira diária indesejável; naquele cabelo que não para de cair; e em tantos sintomas que ainda posso citar.

Na dieta biogênica, como eu disse, excluem-se vários grupos de alimentos e mantém um padrão de alimentação crua. Por se tratarem de alimentos de baixa caloria e ricos em fibras, acaba propiciando a perda de peso, ao mesmo tempo em que o indivíduo segue saciado e sem sentir fome. Tudo isso resultando em um hábito alimentar bem mais saudável.

Mas apesar de todas essas vantagens, é importante enfatizar que esse tipo de protocolo não deve ser seguido sem orientação e supervisão profissional, tendo em vista que pode haver carências nutricionais alem do tolerável, bem como mal-estares que, apesar de previstos, devem ser monitorados.

A curtíssimo prazo, melhora de transito intestinal e de padrão de fezes, diminuição significativa da retenção de líquidos, aumento de disposição e perda de peso, fazem parte dos benefícios alcançados com a alimentação biogênica.

E de médio a longo prazo, a continuação da dieta provocará carências nutricionais severas, já que se ausentam diversos nutrientes, tanto macro (carboidratos, proteínas e gorduras), como micro (vitaminas e minerais), o que consequentemente acarreta inúmeros prejuízos à saúde.

É importante que ao término de um processo como esse, o indivíduo além de reinserir alimentos saudáveis que não estavam inclusos no protocolo, ela mantenha um padrão alimentar de qualidade, afinal, o verdadeiro status de saúde é construído diariamente com estilo de vida adequado e não em forma de “flashes” no decorrer da vida.

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »