MENU

19/09/2023 às 23h59min - Atualizada em 20/09/2023 às 09h32min

Maranhão é o estado que mais resolve inquéritos policiais em todo o país, aponta Adepol Brasil

Secom/MA
Maranhão tem maior resolução de inquéritos do Brasil (Foto: Fernando dos Anjos).

  
O Maranhão ganhou destaque nacional ao alcançar um alto índice de resolutividade de inquéritos policiais, atingindo a marca de 96,65%. Os resultados foram revelados em um estudo inédito promovido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com o apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil), que analisou a eficiência das Polícias Civis em todo o país.


O estudo, com base no ano de 2022, avaliou a resolutividade de inquéritos policiais em diversas categorias de crimes, incluindo homicídios, patrimônio e violência doméstica. Os dados foram fornecidos diretamente pelas instituições policiais, garantindo a imparcialidade e a precisão das informações.

O Maranhão se destacou de maneira notável ao apresentar um índice de resolução de quase 97%, demonstrando o compromisso do Governo do Estado e a dedicação dos policiais civis na missão de servir e proteger a sociedade maranhense. Esses resultados colocam o estado como o líder nacional com alta eficiência na elucidação de casos criminais.

O estudo mostra, ainda, a média aritmética por região geográfica do Brasil, revelando que o Centro-Oeste lidera as resoluções com 77,07%, seguido pelo Nordeste com 67,79%, o Norte com 61,21%, o Sul com 60,96%, e o Sudeste com 52,44%.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, agradeceu a todos os profissionais da segurança pública do Maranhão pelo comprometimento e trabalho árduo. Ele enfatizou que o Governo do Estado continuará investindo em recursos e treinamento para garantir que esses resultados positivos se mantenham.

“Mais um ranking em que a nossa segurança pública se destaca nacionalmente, o que é motivo de muita alegria. Mostra que estamos no caminho certo. Com certeza, esses resultados não são apenas estatísticas, eles reafirmam o compromisso e dedicação da nossa Polícia Civil. Delegados, investigadores, escrivães, comissários, enfim, toda equipe da Polícia do Maranhão trabalha comprometida com a elucidação de crimes a fim de que os suspeitos sejam presos. São resultados importantes para a redução da criminalidade e para a garantia da justiça para todos os maranhenses”, enfatizou o titular da SSP.

Para o delegado-geral do Maranhão, Jair Paiva, a pesquisa da Adepol Brasil só ratifica o compromisso diário da Polícia Civil maranhense em dar respostas rápidas e precisas na solução de crimes, a partir de inquéritos com provas robustas, que têm levado à prisão criminosos perigosos.

“O efeito desse trabalho é a diminuição dos índices de violência em todo o estado, como os homicídios, latrocínios, roubo a bancos e a motoristas de aplicativos, assalto a ônibus, entre outros. Parabenizo a todos da nossa Polícia Civil. Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao secretário Maurício Martins pelo compromisso e empenho, buscando estruturar e dar as condições para que possamos fazer ainda mais”, afirmou Paiva.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »