MENU

18/09/2023 às 22h41min - Atualizada em 18/09/2023 às 22h41min

Dia Mundial da Limpeza é comemorado com ações de sustentabilidade na Beira Rio

Durante as atividades foram coletadas 1,5 tonelada de resíduos e doadas 50 mudas de açaí.

Léo Costa
Ascom/PMI
Os recicláveis coletados durante a ação foram destinados para Ascamari (Assessoria)
   
Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 16 de setembro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semmarh), em parceria com a empresa Suzano, coletaram 1,5 tonelada de resíduos as margens do rio Tocantins e na lagoa da Beira Rio, no último sábado (16), no Dia “D” que teve como tema “Mostre seu amor pelo rio Tocantins”. O material reciclável foi destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). Durante as atividades também foram distribuídas 50 mudas de açaí para a comunidade ribeirinha.

“A mobilização, desenvolvida pela empresa Suzano, em parceria com a gestão municipal, celebrou o Dia Mundial da Limpeza e teve como finalidade conscientizar a população da importância de se descartar corretamente os resíduos. O lixo descartado de forma inadequada traz um impacto negativo e a consequência disso é a poluição do rio Tocantins, da Lagoa da Beira Rio e dos riachos que cortam a nossa cidade. Importante destacar também que além dos impactos ambientais a destinação incorreta do lixo contribui para a proliferação de doenças e das enchentes”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Além das parcerias Secretaria Municipal de Meio Ambiente e empresa Suzano, o movimento também contou com a participação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplu), Superintendência de Limpeza Pública (SLP), Superintendência da Defesa Civil, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), entre outros órgãos e instituições.

A engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação e Projetos Socioambientais da Semmarh, ressaltou a importância da programação em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. “A data é de suma importância por se tratar de um momento de ação e de conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos que reflete na sustentabilidade e conservação do planeta e que todos nós devemos estar engajados nessa luta”, ressaltou. 

Segundo o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “o Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade de impulsionar as ações de cooperação entre Poder Público Municipal e sociedade em direção a soluções”, afirmou. 

De acordo com a Organização Não Governamental Instituto Limpa Brasil Let´s do it!, movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente sob pilares da educação para a sustentabilidade e da comunicação, o Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que reúne 197 países e territórios e foi inspirado em uma ação realizada na Estônia, em 2008, que juntou mais de 50 mil pessoas e limpou o país em cinco horas. Porém, o movimento oficial só teve sua primeira edição em 2018 e, desde então, 71,4 milhões de pessoas de diversos países já participaram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »