MENU

15/09/2023 às 19h09min - Atualizada em 15/09/2023 às 19h15min

Prefeitura anuncia próximas etapas de regularização fundiária do bairro Alto das Brisas

Reunião com moradores foi mediada pelo secretário da Serf, Jefferson Sales, além de representantes do município e comunidade

Islene Lima
Ascom
Fotos: Islene Lima
 
Mais um passo foi dado para a regularização do bairro Alto das Brisas. Na noite da última quinta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Serf), esteve reunida com residentes do local, e representantes da associação dos moradores, para tratar sobre os próximos passos que serão aplicados no setor.

Na oportunidade, o encontro foi mediado pelo secretário da Serf, Jefferson Sales, que acompanhou de perto toda a luta dos moradores, em busca do tão sonhado registro imobiliário desses moradores. Ele enfatiza que mais de 250 famílias serão contempladas com a regularização.

“Foram anos de luta, só para se ter uma ideia o conflito desse bairro durou em média 11 anos, e só agora na gestão Assis Ramos, que finalmente esses moradores terão de fato e verdade a documentação, e para nós isso é motivo de grande alegria, já que não foi um processo fácil, visto que envolvia não apenas o setor público, mas também o privado, ou seja, foram várias ordens judiciais, audiências de conciliação, e não menos importante, muito diálogo para chegar nessa fase”, pontua Jefferson.

O secretário explica ainda que os primeiros passos para a regularização fundiária do bairro, será feito por meio de medições, levantamento e mapeamento. A equipe da Serf fará todo esse trabalho, passando de casa em casa com colete de identificação, para iniciar o trabalho de coleta de dados. Ele pontua que os serviços serão conduzidos por quadras.

Vale reforçar que, por ordem da Juíza e Dra. Ana Lucrécia, que intermediou e fez a conciliação de todo o processo do Alto das Brisas, apenas os requerentes que possuem imóvel comprovado de compra ou habitação, até 19 de agosto de 2021, serão contemplados com o registro imobiliário totalmente gratuito, por meio do município.

Para a moradora Larissa Rodrigues, de 29 anos, residente no Alto das Brisas há oito anos, o momento é de felicidade. Ela relembra que esse bairro foi ocupado, as famílias forram chegando, construindo, e sempre tinha aquele medo de tomarem, ou expulsarem eles, e vendo que agora o processo está de fato andando, é gratificante.

“Estou muito feliz, a expectativa é grande, pois saber que nós teremos o documento do nosso imóvel, é a maior felicidade que eu vou ter na minha vida, visto que eu não tenho bem nenhum, e agora sabendo que terei minha documentação em mãos será a maior alegria das nossas vidas”, pontua Larissa.

Além do debate da regularização fundiária, o secretário da Sinfra, Fábio Hernandez, também esteve presente na reunião, reforçando o compromisso da gestão com a população do bairro Alto das Brisas. Ele explica que trabalhará juntamente com toda a equipe, para que a infraestrutura do local receba diversas frentes de serviços.

É importante salientar que todo o processo do bairro será feito gradualmente, seguindo todas as etapas vigentes em lei, conforme a Reurb, que trata dos conjuntos de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas aos núcleos urbanos informais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »