MENU

11/09/2023 às 19h29min - Atualizada em 11/09/2023 às 19h45min

Agência Nacional de Águas anuncia fim do período de veraneio

Em Imperatriz, a Defesa Civil alerta sobre riscos para frequentadores do rio Tocantins, diante do aumento no volume de água

Denise Ribeiro
Ascom/PMI
A previsão é que aumente o nível nas próximas horas - Foto: Patrícia Araújo
 
A Prefeitura, por intermédio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), informa que recebeu uma resolutiva da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), anunciando o fim do período de veraneio em Imperatriz e região, que teve início em primeiro de julho, sendo finalizado nesse último final de semana, 10 de setembro.

Conforme a documentação enviada ao Município, a operação dos reservatórios que compõem o Sistema Hídrico do Rio Tocantins, são: Serra da Mesa, Cana Brava, São Salvador, Peixe Angical, Lajeado, Estreito e Tucuruí.

Segundo o Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, a resolutiva enviada pela Agência Nacional de Águas já era esperada pelo Município, visto que o mês de setembro já começou, e nessa época começa a ser intensificado o período de chuvas na região e na nascente do Rio Tocantins. 

“Finalizamos ontem o período de veraneio em Imperatriz. Apesar da temporada não oficial, a população buscou as nossas praias para se refrescar no Rio Tocantins. Barracas foram colocadas,empreendedores comercializaram seus produtos, ou seja, mesmo inadequadas devido o nível do rio, os banhistas estiveram presente na praia do Cacau e na praia do Meio. Diante disso, estamos informando sobre os perigos, como afogamentos após o fim do verão”.

O documento destaca ainda que o primeiro período úmido ocorre de dezembro a maio e o segundo período seco vai de julho a novembro. O superintendente alerta também os banhistas sobre a elevação do nível do Rio Tocantins, que está subindo e pode subir muito mais nas próximas horas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »