MENU

09/09/2023 às 20h56min - Atualizada em 09/09/2023 às 20h56min

Cerca de 10 mil pessoas participaram do desfile de 7 de setembro

Passaram na avenida, 15 escolas da rede municipal de ensino, 32 bandas e fanfarras, e 29 instituições da sociedade civil, militar e religiosa

Sara Ribeiro - Colaboração de Letícia Holanda
Secretaria de Educação
Pelotões encantaram o público na Avenida Getúlio Vargas (Foto: Edmara Silva)

  
A celebração oficial da Pátria, promovida na quinta-feira, 7 de setembro, em Imperatriz, levou milhares de pessoas à parada oficial na Avenida Getúlio Vargas. Estimativa, de acordo com a Polícia Militar, é de aproximadamente 10 mil pessoas prestigiando a evento.

Realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desfile da independência contou com participação de 15 escolas da rede municipal de ensino, 32 bandas e fanfarras, e 29 instituições da sociedade civil, militar e religiosa.
 


Este ano, o desfile abordou o tema “Sustentabilidade: um pacto pela vida”, com objetivo de fomentar a reflexão e instigar a sociedade em geral para os desafios da luta por um mundo mais sustentável e consciente. “Fazer um desfile como esse, além de requerer investimento, é a vontade de mantermos a tradição, de demonstrar todo o nosso apreço e orgulho a nossa independência. Também é um momento do brasileiro, do imperatrizense, demonstrar sua esperança em dias melhores para nosso país e cidade”, destacou o prefeito Assis Ramos.

Com apresentações direcionadas para os cuidados com o meio ambiente, a biodiversidade e as ações de preservação, a escolas municipais garantiram um verdadeiro espetáculos de conhecimento, figurino e performance.
 


O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou que o tema bordado é de grande relevância para a sociedade. “A educação é um instrumento de transformação social, e nada mais adequado que trabalharmos com a sustentabilidade, algo primordial para a existência da vida humana no planeta. E é que deve ser discutido não só nas escolas, mas com toda comunidade”.

A apresentação que também mexe com o público é a passagem dos militares, que este ano, além da guarda municipal, teve a participação do 50º Bis, Bombeiros, Policia Militar e Marinha. “É importante que na Região Tocantina em especial, Imperatriz, podermos comemorar o 7 de setembro. É o dia de nós registrarmos e comemoramos a conquista da nossa autonomia, da nossa unidade nacional”, frisou o Comandante do 50º Bis, Mendes Melo.
 


A dona de casa de 74 anos, Paula Francinete Sousa Bezerra, comenta com satisfação de ver os pelotões passando na avenida. “Muita beleza e tradição! Só temos que festejar a nossa independência e parabenizar a nossa pátria”, destaca.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »