MENU

08/09/2023 às 18h22min - Atualizada em 08/09/2023 às 18h30min

Em reunião na UFMA, membros do IHGI definem próximas ações e assistem documentário sobre a chegada da Instituição em Imperatriz

Raimundo Primeiro
Foto: Divulgação
 
Encontro do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) definiu que a próxima reunião da Diretoria será no dia 2 e a 2ª ‘Roda de Conversa’ em 17 de outubro, respectivamente. Também foi deliberado que, em 31 de outubro, ocorre Assembleia Geral. Já em 5 de dezembro, acontece a posse de todos os membros do órgão.

A reunião começou às 19h de segunda-feira, 4 de setembro, e aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na rua Urbano Santos, s/n, Centro de Imperatriz. O encontro de trabalho foi conduzido pela jornalista e professora Roseane Arcanjo Pinheiro, presidente do IHGI. 

Na oportunidade, foi exibido o Documentário “Do Sonho à Realidade, os primórdios da UFMA em Imperatriz”, produzido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade experimental, pelo estudante Hugo Oliveira, trazendo, por intermédio de seis relatos, os pontos de vistas dos primeiros professores e dos primeiros estudantes, detalhando a chegada do campus da Instituição Superior de Ensino na cidade.

A direção e o roteiro são assinados por Hugo Oliveira, tendo na Produção-Executiva o professor Marcos Fábio Belo Matos (membro do IHGI); na Operação de Câmera, Rosana Barros; na Edição, Lorenna Silva; e, na Montagem, Lorenna Silva e Hugo Oliveira. Com 15 minutos de duração, o documentário faz uma espécie de ‘fotografia’, mostrando os primeiros passos da UFMA em Imperatriz, trazendo à tona as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pelos professores, vindos de São Luís, para o cumprimento da carga horária de 60 horas-aulas, inclusive aos sábados e aos domingos (manhãs).

Com os trabalhos encerrados às 21h, ficou fechada a agenda de atividades do Instituto para o segundo semestre deste ano: organização da 2ª Roda de Conversa, com data para acontecer em 19 de setembro (terça-feira), sob o tema “História Política de Imperatriz”; sede física do IHGI, obtenção do CNPJ do Instituto; Proposta de alteração do Projeto de Conselho Municipal de Patrimônio Cultural; Atividades do geógrafo Luís Santiago junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a empresa Habitus para mapeamento dos sítios arqueológicos da região. 

Os resultados da reunião foram considerados proveitosos, tendo em vista a relevância dos assuntos enfocados pelos membros. A pauta visa consolidar as primeiras ações do IHGI, criado com o propósito de idealizar e colaborar, além de ser protagonista e coadjuvante da formação, fixação e ampliação da identidade histórico-geográfica e cultural imperatrizense, por meio da pesquisa, estudos, debates, publicações e outras formas de eventos e de produção e disseminação de conteúdos acerca da realidade do município e da região sob sua influência, na forma dos objetivos estatutários da instituição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »