MENU

05/09/2023 às 18h07min - Atualizada em 05/09/2023 às 18h15min

Criado o Conselho Municipal de Controle Social dos Resíduos Sólidos

Entidade colegiada foi constituída intersetorialmente para discutir o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em Imperatriz

Carlos Alcântara – Ascom
Conselho discute políticas públicas para o gerenciamento de resíduos sólidos, para o fomento da reciclagem e a geração de renda - Foto: Patrícia Araújo
 
Na manhã desta terça-feira (5), foi instalado o Conselho que discutirá políticas sociais de descarte e gerenciamento de resíduos sólidos em toda a cidade, atendendo e articulando uma demanda que gera renda, preserva o meio ambiente e reafirma o compromisso da Prefeitura em uma cidade mais sustentável.

O Conselho Municipal de Controle Social dos Resíduos Sólidos pretende articular demandas que promovam a melhor gestão do lixo gerado por residências, empresas e entidades públicas, fomente a reciclagem desses resíduos, propiciando a otimização do descarte, a geração de renda e a preservação do meio ambiente.

Secretarias como Meio Ambiente; Governo; Planejamento Urbano; Infraestrutura; a Superintendência de Limpeza Pública, representantes da empresa concessionária do serviço de limpeza pública, compõem a entidade colegiada que decidirá políticas afirmativas. A equipe do Plano Básico Ambiental também compõe o Conselho, assim como as entidades recicladoras participarão das atividades do colegiado.

A Secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, destaca a importância de um “conselho que é o resultado de escuta de comunidades recicladoras, que vem crescendo em Imperatriz, junto com os esforços da Prefeitura, que também articula os trabalhos com a iniciativa privada e vem entregando resultados que já rendeu prêmios para a nossa cidade”

Na primeira reunião, foram dispostos a composição do conselho, os objetivos, bem como apresentado um diagnóstico de operação de recolhimento e reutilização dos resíduos sólidos em Imperatriz, além do panorama jurídico ambiental. O aterro sanitário também foi pauta nas atividades do conselho, que encerrará as atividades do lixão, que conta com um plano de contingência para o período chuvoso e a desativação permanente.

Ítalo Ramos, superintendente de Limpeza Pública, coloca que o “novo conselho é indispensável para erradicar pontos como o lixão e promover o descarte consciente do lixo. A Prefeitura já vem trabalhando com a coleta seletiva, articulada com a equipe do Meio Ambiente, e redirecionamos para a reutilização desses resíduos com as entidades recicladoras.”

A intersetorialidade do Conselho é ideal para atuar em todos os assuntos. Os integrantes perceberam a importância de fomentar a criação de novas entidades recicladoras e atuarão para apoiar a consolidação de mais uma organização que irá receber fomento da iniciativa privada e já vem recebendo suporte da  Prefeitura. Os aspectos judiciais, orçamentários, sociais e ambientais foram discutidos para ampliar as atividades do conselho e incluir as comunidades recicladoras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »