MENU

04/09/2023 às 18h32min - Atualizada em 04/09/2023 às 18h45min

Mês de música, oficinas e visitas divertidas no Centro Cultural Tatajuba

“Tatajuba pela Música – Erasmo Dibell convida Washington Brasil” e Tatajuba Itinerante são atrativos da programação de setembro

Ariel Rocha
Da Assessoria
Erasmo Dibell (Tatajuba pela Música) - Foto: Socorro Marques
 
Tem novidade no Centro Cultural Tatajuba no mês de setembro. No dia 15 será realizado o “Tatajuba pela Música – Erasmo Dibell convida Washington Brasil”, no próprio Centro, gratuitamente. As portas se abrem para a apresentação a partir das 19h e a capacidade máxima é para 100 pessoas, por ordem de chegada. O evento de promoção da cultura musical regional e autoral é uma das boas opções programadas para o próximo mês, que vai trazer também oficinas, visitas e também o “Tatajuba itinerante”. Todas as atividades são gratuitas e contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Suzano, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

No show, Washington Brasil vai mostrar composições próprias, algumas delas vitoriosa em festivais pelo Brasil, interpretadas com estilo e originalidade. O artista convidado para a curadoria no ano de 2023/24 é o músico de renome da cidade Erasmo Dibell, referência na música popular e regional local. Além de interpretar composições próprias na abertura do evento, haverá um bate-papo sobre a história, composições e trajetória na música com Washington Brasil.

Ainda como parte do evento, haverá Feira de Flores, com exposição e venda de Flores de Chita produzidas pelos alunos que participaram da Oficina de Artesanato do Centro Cultural Tatajuba, além de Feira de Doces com Babaçu, produzidos nas Oficinas de Culinária do Centro.

Na literatura também tem inovação: será realizado no dia 29 de setembro o I Sarau Cultural do Tatajuba, com o tema “Natureza e Sustentabilidade”, das 18h às 21h. Na programação do evento, declamação de poemas, varal poético, apresentações artísticas e microfone aberto para quem quiser mostrar o poeta que há dentro de si. Para o encerramento dança dos alunos de Dança contemporânea do Centro Cultural Tatajuba.

Oficinas
A partir do dia 1º começou a oficina de pintura a óleo, que visa a apresentação e aprimoramento teórico e técnico do aluno iniciante ao universo da pintura. Nas aulas, que ocorrerão até o dia 22 de novembro, serão trabalhados conteúdos relacionados à história da pintura, estudo de desenho para a tela, técnicas de pintura, o uso das ferramentas, estudo das cores para o desenvolvimento das tintas até a construção da tela. Ao final da oficina, cada aluno terá construído sua própria obra. 

Também estão sendo oferecidas oficinas de Culinária – Arrozes Regionais (com aulas nos dias 11, 18 e 25 de setembro); de Culinária Básica (dias 13, 20 e 27); Doces com Babaçu (dia 15), Saladas com Ingredientes Regionais (dia 29). A novidade do mês fica por conta da oficina de Macramê para iniciantes, que será realizada de 25 a 28, para pessoas com mais de 12 anos. Trata-se de uma arte manual que permite tecer diversos tipos de peças a partir de nós decorativos. 

Visitas guiadas
Que tal conhecer um espaço de produção cultural que por si só já é interessante, mas com direito a dinâmicas lúdicas e até vivências de danças folclóricas? No mês de setembro, o Centro Cultural Tatajuba terá visitas divertidas programadas para o público infantil nos dias 1º, 22 e 29, destinadas a instituições e escolas, com foco no público infantil, até 12 anos. Já quem tem a partir de 13 anos, as possibilidades de visitas guiadas são nos dias 6, 13, 20 e 27. Os agendamentos devem ser feitos presencialmente ou pelo telefone do Tatajuba: 99 99133-0405.

Tatajuba Itinerante
Além de receber diversos públicos para capacitação, o Centro Cultural Tatajuba também leva conhecimento e formação para outros espaços de saberes, a exemplo de escolas da rede pública, através do “Tatajuba Itinerante: Oficina A Arte de Contar Histórias”. A oficina visa trabalhar com professores e educadores recursos e técnicas de contação de histórias, com atividades práticas para serem utilizadas em sala de aula com seus alunos, e será ministrada pela educadora Jô Santos, que tem experiência na área de artes, com ênfase em interpretação, encenação e caracterização. É recreadora, bonequeira, artesã e pesquisadora de movimentos culturais.

Já para quem aprecia os trabalhos manuais, a opção do projeto itinerante são as oficinas de artesanato – crochê para iniciantes, de 18 a 21, na Congregação Assembleia de Deus Ad Luz (Avenida Imperatriz, Bairro Planalto). Nesta oficina, serão ensinados os pontos básicos do crochê necessários para a produção de tapetes, roupas, amigurumis, bolsas e outros. 

Sobre o Tatajuba
O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz e região. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. 

Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do Tatajuba, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba..

SERVIÇO
O quê: Programação do mês de setembro no Centro Cultural Tatajuba 
Onde: Av. Getúlio Vargas, nº 1665 – Centro
Quando: atividades durante todo o mês de setembro, inscrições em horário comercial
Quanto: gratuito
Mais informações: telefone/WhatsApp (99) 99133-0405 e redes sociais - Instagram e Facebook @centroculturaltatajuba

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »