MENU

01/09/2023 às 16h54min - Atualizada em 01/09/2023 às 17h00min

Secretaria de Saúde realiza abertura da campanha Setembro Amarelo em Imperatriz

Ação é organizada pela coordenação da Rede de Saúde Mental municipal

Luana Barros
Ascom
Evento foi promovido no auditório da UFMA Centro com profissionais da saúde e estudantes da área - Foto: Edmara Silva
 
Realizada nesta sexta-feira, 01 de setembro, abertura da campanha Setembro Amarelo, que este ano aborda o tema “Se você precisar, peça ajuda”. Autoridades como a secretária de Saúde, Doralina Marques; o defensor público Fábio Carvalho; o coordenador da Saúde Mental, Alberto Clézio; coordenadora da rede de saúde mental estadual, Marlene Lima; o coordenador da Atenção Primária, Emannuel Morais, participam do evento que teve ainda a presença da imprensa, profissionais e estudantes da área. 

Evento é promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “As ações de incentivo ao acolhimento e assistência em saúde mental são realizadas durante todo o ano, mas intensificadas no mês de setembro. Essa campanha já é realizada desde 2015 e nossas equipes irão promover ações em escolas, comunidades, empresas e nas unidades de saúde, falando sobre a importância do cuidado e atenção à saúde mental”, explicou Doralina Marques. 

O coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental, Alberto Clezio, falou da importância deste momento. ”Fico feliz e emocionado quando vejo tantas pessoas reunidas para tratarmos sobre saúde mental. É sempre muito bom compartilhar esse momento, os desafios sempre vamos ter, todos os dias, mas estamos trabalhando todos os dias para acolher nossos pacientes cada vez melhor. Há anos pensamos e temos trabalhado com essa política de humanização, de forma permanente e integral, agora alinhando o matriciamento na Atenção Primária”.

Já o coordenador da Atenção Primária, Emannuel Morais, abordou um pouco da história dos trabalhos já realizados e a relevância do que se tem sido feito. ”Com o passar dos anos, durante a campanha Setembro Amarelo entendemos a importância de falar não apenas sobre o suicídio, mas do adoecimento mental. Fazemos essa reflexão com a sociedade e, durante este mês, teremos diversas ações na Atenção Básica diretamente para a população, em parceria com a equipe da Saúde Mental”. 

A coordenadora de Saúde Mental Estadual, Marlene Lima, levantou importantes reflexões sobre o tema e como deve ser tratado na rotina dos profissionais e da sociedade.  “O quanto da nossa vida imprta para o outro? Está é uma das reflexões que devemos fazer. O setembro amarelo se constrói todos os dias, reduzindo os preconceitos, ampliando nossas concepções, acolhendo a nós mesmos e o outro no trabalho, na família e em todos os espaços. E devemos entender que o SUS deve dar conta de acolher a todos”. 

Evento contou ainda com apresentação teatral, palestra, apresentação de experiências exitosas e mesa redonda. Durante a solenidade também foi anunciado projeto de supervisão clínica na rede de saúde mental.  
 
Outras ações:
04/09 - UBS Vila Nova / 05/09 - UBS Nova Vitória
06/09 - Suzano / 11/09- UBS Nova Imperatriz
12/09 - Empresa Hidrozon / 13/09 - UBS Sebastião Régias
14/09 - Sistema prisional / 15/09 - UBS Santa Rita
18/09 - UBS Maria Aragão / 20/09 - UBS Milton Lopes
21/09 - UBS Bacuri / 22/09 - UBS Cafeteira
25/09 - UBS Vila Lobão / 26/09 - UBS Frei Tadeu (zona rural - 1700)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »