MENU

29/08/2023 às 18h05min - Atualizada em 29/08/2023 às 18h15min

Acusado de feminicídio no interior do Maranhão é preso no Pará

O acusado foi preso em Jacundá e seja transferido para o sistema prisional maranhense

Assessoria/PC-MA
José Antonio Silva de Sousa foi preso em Jacundá e será recambiado para o Maranhão - Fotos: Divulgação
 
José Antônio Silva de Sousa, acusado de matar a própria companheira com golpes de faca no povoado Centro dos Farias, na zona rural do município de Bom Lugar, no interior do Maranhão, foi preso nesta terça-feira (29). Ele foi localizado e preso na cidade de Jacundá, no Pará. 

Além de ser acusado do crime de feminicídio, José Antônio foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo, pois os policiais apreenderam com ele uma arma de fabricação caseira. O suspeito deve aguardar um parecer do judiciário que trata de sua transferência para o sistema prisional maranhense. 

A vítima do feminicídio foi identificada como Francisca Costa da Silva, que morreu no dia 6 de julho, sete dias depois de ser esfaqueada por José Antônio, dentro de casa.

De acordo com relatos de testemunhas, no dia 30 de junho, por volta das 23h30, José Antônio teria saído com sua companheira Francisca, junto com amigos, para uma festa que estava acontecendo na região. Durante a festa, José Antônio repreendeu Francisca por ela estar usando uma blusa que mostrava os ombros. As testemunhas relataram à polícia que o homem falou as seguintes palavras para a companheira:”Tu quer tirar a roupa, vagabunda, pros machos subirem em cima de tu; todo macho te come, mas tu tem que me respeitar. Tu acha que eu não tenho coragem de fazer nada contigo? Aqui na festa posso não fazer, mas quando chegar em casa tu vai ver. Tu vai beber a bebida que eu tô te dando (e obrigou a mulher a beber com ele)”.

Início das agressões
Francisca começou a sofrer agressões por José Antônio Silva de Sousa, que a esfaqueou por golpes de faca, assim que chegaram em casa. A mulher gritou por socorro e foi encontrada no fundo do quintal de casa ensanguentada, na presença das filhas do agressor, uma menina de nove e outra de dez anos de idade, com quem Francisca tinha uma relação de mãe e filhas.

Francisca foi socorrida por vizinhos e levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bom Lugar, sendo remanejada para o Hospital Laura Vasconcelos em Bacabal, onde ficou internada até o dia 6 de julho, quando não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Testemunhas relataram à polícia que não presenciaram as agressões e nem viram o momento em que José Antônio saiu da casa, mas, no momento em que estava sendo socorrida, Francisca contou às testemunhas que a socorreram que ela havia sido lesionada com o uso de uma faca por seu companheiro.

Após as agressões, José Antônio fugiu de Bom Lugar, levando consigo duas espingardas e a faca utilizada no crime.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »