MENU

22/08/2023 às 17h34min - Atualizada em 22/08/2023 às 17h45min

Prefeitura realiza II Semana Municipal da Educação Inclusiva

Ações irão até sexta-feira (25), com palestras, workshops e momentos culturais

Letícia Holanda - Ascom
De acordo com o secretário de Educação, José Antonio Pereira, o encontro permite debater condições e melhorias de integração das pessoas com deficiências no ambiente escolar - Foto: Assessoria
 
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou abertura oficial da II Semana Municipal da Educação Inclusiva, numa oportunidade de aprimorar reflexões e diálogos sobre inclusão. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (21), no anfiteatro José de Ribamar Fiquene, com a presença de gestores, coordenadores, professores, cuidadores e pais.

Momento inicial contou com a participação do secretário de educação, José Antonio Pereira; defensor público, Fábio Carvalho; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Evandro Fernandes; e dos vereadores Zesiel Ribeiro e Francisco Messias. Os alunos da Escola Municipal de Educação

De acordo com o secretário de Educação, José Antonio Pereira, o encontro permite debater condições e melhorias de integração das pessoas com deficiências no ambiente escolar. “Precisamos avançar enquanto rede municipal de ensino com esse pensamento de garantir inclusão e equidade, oportunizando que eles, alunos e servidores, estejam sempre envolvidos nas atividades pedagógicas”.

Dando seguimento ao evento, a palestra sobre “Desconstruindo o Capacitismo no Ambiente Escolar”, foi conduzida por Liane Sousa e pelo professor Evandro Fernandes, com várias informações sobre conceitos equivocados a respeito do tema.

A palestrante Liane Sousa, ressaltou que é preciso desconstruir pensamentos preconceituosos e desenvolver práticas inclusivas. “Não podemos subestimar a capacidade da vivência e de relacionamento das pessoas com deficiências, pois são direitos garantidos por lei da plena participação em sociedade”.

A programação da Semana continuará até sexta-feira (25), por meio de palestras, workshop, momentos culturais e atividades nas escolas. “Esse ano estamos trabalhando com um tema bastante necessário e atual, tendo em vista a importância de levar esses debates para a prática das escolas”, destacou a coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Leila Lopes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »