MENU

21/08/2023 às 18h46min - Atualizada em 21/08/2023 às 19h00min

Morreu de fome?

Ludmila Pereira
  
No início do mês, foi dada a notícia de que uma influencer russa, literalmente, “morreu de fome” aos 39 anos, após adotar uma dieta bastante esdrúxula.

Segundo relatos de amigos próximos, Zhanna D’art teria morrido após sofrer de inanição causada pela sua alimentação. Eles falaram que ela ainda chegou a procurar tratamento médico quando seu estado de saúde piorou bastante, mas não adiantou mais. 

A dieta da influenciadora era à base de vegetais crus há cerca de 10 anos. Esse cardápio era composto por frutas, sementes de girassol, smothies e sucos. 
Outro detalhe importante e grave é que ela não bebia água há 6 anos. Para se hidratar, tomava apenas sucos de frutas e vegetais. Além disso, havia períodos ainda que ficava em jejum, sem comer ou beber nada por dias. 

Apesar de poucas informações sobre o caso, claramente, nota-se que Zhanna sofria de anorexia. Infelizmente, um quadro ainda bastante comum de ser visto entre modelos e influenciadoras e se trata de um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, levando-a a uma obsessão por seu peso e pelo o que come.  

Há algumas semanas, eu escrevi para essa coluna falando justamente sobre o culto excessivo à magreza e como ele chega a ser doentio na mente de boa parte da sociedade: é a eterna busca e cobrança por esse corpo magro. 

E o mais triste é que a grande maioria desse público não busca por saúde. Prova disso são as loucuras alimentares que tanto vemos por aí. 

Nesse contexto, a exemplo de Zhanna e detalhando um pouco mais sobre o cardápio adotado por ela, nota-se a ausência quase que total de macronutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras – que tem por função principal gerar energia para o nosso corpo. 

Outra falha grave na rotina alimentar da influencer era o não consumo de água. Não é novidade para ninguém suas inúmeras funções para o organismo: hidratação, transporte de nutrientes, auxilio na eliminação de toxinas, entre tantas outras. E de fato, na sua ausência, diversos são os problemas de saúde que podem ser ocasionados, podendo levar inclusive à morte. 

Por fim, outro ponto falho a ser observado na alimentação de Zhanna é a baixa ingestão de micronutrientes, como vitaminas e minerais. 

Apesar de frutas, verduras e legumes serem riquíssimos nesses nutrientes e esses alimentos serem consumidos por Zhanna, mas a quantidade era bem abaixo do ideal para ela e, portanto, não conseguindo proporcionar o bom funcionamento do seu organismo, tampouco gerar saúde e bem estar. 

É, caro leitor, no dias de hoje, quando parece que vivemos em dois extremos – ora se falando muito sobre números crescentes de obesidade, ora se cultuando a magreza –, distúrbios alimentares como anorexia alimentar acabam passando despercebidos e consequentemente, os cuidados e tratamento necessários também. 

Que a busca pelo corpo magro não seja maior que a busca pela saúde.

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »