MENU

18/08/2023 às 19h35min - Atualizada em 18/08/2023 às 19h45min

IHGI participa de Tribuna Popular sobre Patrimônio Histórico e Cultural na Câmara Municipal de Imperatriz

Raimundo Primeiro
Membros do IHGI com professores, estudantes e lideranças comunitárias imperatrizenses - Foto: Divulgação
 
Em razão do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, transcorrido na quinta-feira, 17 de agosto, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) participaram, na manhã de quinta-feira, 17 de agosto, de Tribuna Popular na Câmara Municipal. 

Com os vereadores e representantes de vários segmentos da comunidade, foram tratados assuntos relacionados ao Patrimônio Histórico e Cultural de Imperatriz. 

Representando o Instituto, fez uso da palavra o jornalista e escritor Elson Araújo, expondo aos vereadores e à comunidade presente, os objetivos do IHGI, ressaltando a importância de haver um trabalho conjunto com o Poder Legislativo, importante fonte para pesquisa sobre o passado de Imperatriz. Professores e estudantes, além de lideranças classistas, também prestigiaram o acontecimento. 

Integrante do IHGI, Conceição Formiga discorreu sobre o Museu de Arte Sacra, instalado na Catedral de Fátima, Centro, informando sobre o horário para visitação pública ao local, entre outros. Presentes: Raimundo Primeiro, Elson Araújo. Fernando Cunha, Ribamar Silva e Conceição Formiga. 

De acordo com a professora e jornalista Roseana Arcanjo Pinheiro, presidente do IHGI, “foi um dia memorável porque celebramos o Dia do Patrimônio Cultural”.

Ressaltando sobre a relevância da Tribuna Livre no Parlamento Imperatrizense, Roseane Arcanjo comentou: “na cerimônia realizada, somamos forças com a Câmara Municipal, Iphan, universidades, estudantes, pesquisadores e a comunidade, para reforçar a importância do respeito ao patrimônio Cultural, seja material, imaterial e natural”.

A reportagem de O PROGRESSO, Roseana Arcanjo afirmou ser preciso conhecer o passado para “entendermos o presente e construirmos o nosso futuro”.

“É necessário estudarmos e compartilharmos nossos conhecimentos sobre a história, a cultura e as nossas identidades, pois assim teremos mais consciência das nossas responsabilidades como cidadãos”. 

Para o jornalista e escritor Elson Mesquita de Araújo, diretor Administrativo do IHGI, a Tribuna Popular ocorrida no Palácio Dorgival Pinheiro Sousa, é o “reconhecimento de uma entidade que já nasce forte e que vem se juntar a outras, caso da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), bastiões da cultura e da preservação da memória da cidade. Vejo, portanto, como um reconhecimento, por parte da Câmara Municipal, também guardiã da memória da política local”.

O jornalista, pesquisador e escritor Edmilson Sanches, presidente da assembleia geral de fundação do IHGI, reafirma o objetivo do órgão ser idealizador e colaborador, protagonista e coadjuvante da formação, fixação e ampliação da identidade histórico-geográfica e cultural imperatrizense, por meio da pesquisa, estudos, debates, publicações e outras formas de eventos e de produção e disseminação de conteúdos acerca da realidade do município e da região sob sua influência, na forma de seus objetivos estatutários.  

RODA CONVERSA – O Instituto vai desenvolver suas atividades promovendo palestras, pesquisas e ações educativas, iniciando pela Série “Roda de Conversa”, com integrantes do IHGI, nesta terça-feira, 22 de agosto, às 19h30, no da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), na rua Godofredo Viana, nº 1300, prédio principal da instituição, no Centro de Imperatriz. Trata-se de um evento aberto ao público em geral.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »