MENU

14/08/2023 às 18h48min - Atualizada em 14/08/2023 às 19h00min

Homem preso por maus-tratos e exploração financeira da bisavó de 101 anos é assassinado em João Lisboa

Leonardo, conhecido também como “Baratão”, foi morto a tiros na Avenida Industrial, bairro Invasão

Dema de Oliveira
Leonardo, o ‘Baratão’, foi morto a tiros em João Lisboa - Foto: Divulgação
  
Foi registrado no fim da noite deste domingo (13), mais um crime de homicídio na região Tocantina. Leonardo, 49 anos, conhecido por “Baratão”, foi a vítima. Ele foi morto a tiros na Avenida Industrial, bairro Invasão, em João Lisboa, distante 9km de Imperatriz.

Leonardo havia sido preso semana passada, acusado de maus tratos e exploração financeira da bisavô de 101 anos. Foi ouvido e indiciado por crime de maus tratos a uma idosa. Leonardo foi submetido a uma Audiência de Custódia dia seguinte e colocado em liberdade. Retornou para João Lisboa, onde acabou sendo assassinado.

A Delegacia de João Lisboa, que tem o comando do delegado James dos Anjos, está investigando o caso e se a morte de Leonardo está relacionada ao motivo de sua prisão. Outras linhas de investigação não estão sendo descartadas. Testemunhas estão sendo ouvidas.

A prisão de Leonardo ocorreu por meio do Ministério Público do Maranhão, através da 2ª Promotoria de Justiça de João Lisboa. A Promotoria foi acionada após relatório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que já monitorava a situação da idosa. A promotora de Justiça, Maria José Lopes Correa, em uma visita domiciliar, constatou a idosa vivendo em condições degradantes, carecendo de higiene e alimentação adequadas.

A idosa era mantida em um quarto de proporções mínimas, sem ventilação ou luz solar, e não recebia o amparo familiar adequado. De acordo com relatos, seu benefício previdenciário era usado para sustentar a família do bisneto, ao invés de prover suas necessidades básicas.

Testemunhos de outros familiares da idosa apontam que o bisneto estava usando os recursos da aposentadoria em benefício próprio, sem garantir o mínimo necessário para a sobrevivência de sua bisavó.

O relatório do CREAS revela que, antes de encaminhar o caso à Promotoria de Justiça, foram realizadas diversas tentativas de intervir para que o bisneto e sua família cuidassem adequadamente da idosa. No entanto, na última tentativa de visita de acompanhamento, a equipe do CREAS, foi impedida de acessar a vítima, levando o caso ao Ministério Público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »