MENU

09/08/2023 às 18h49min - Atualizada em 09/08/2023 às 19h00min

Projeto de Lei propõe criação do Centro de Qualificação Profissional da Inclusão para melhor atendimento a estudantes

Carlos Leen
Adhemar Jr: “A importância desse projeto é evidenciada pelos dados alarmantes divulgados pelo IBGE” - Foto: Divulgação
 
O vereador Adhemar Freitas Jr, (SDD), apresentou o Projeto de Lei número 27/2023, que visa criar o “Centro de Qualificação Profissional da Inclusão – CPQI”. O objetivo do CPQI é qualificar os profissionais de educação da rede municipal de Imperatriz, a fim de melhor atender e potencializar os estudantes que apresentam algum grau de deficiência e/ou necessidades especiais.

A proposta é uma resposta concreta ao desafio de garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades. “O CPQI busca aprimorar as habilidades dos educadores, capacitando-os para compreender as diferentes necessidades dos estudantes com deficiência e criar ambientes de aprendizagem mais acessíveis e eficazes”, afirmou o vereador.

O projeto de lei também tem uma abordagem abrangente, permitindo a celebração de convênios e a capacitação de profissionais da rede particular de ensino. Isso demonstra o compromisso em estender a qualificação para além das instituições públicas, visando alcançar um impacto mais amplo na educação inclusiva na região.

A importância desse projeto é evidenciada pelos dados alarmantes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indicam que mais de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência. Apesar desse número impressionante, a falta de conhecimento sobre o assunto e os preconceitos ainda existentes acabam limitando a efetiva inclusão dessas pessoas na sociedade.

O CPQI, se aprovado e implementado, poderá ser um marco significativo para a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades na educação. A iniciativa não apenas enriquecerá a formação dos educadores, mas também fortalecerá os laços entre a comunidade escolar e as famílias dos estudantes com necessidades especiais.

“Espera-se que essa medida inspire outras localidades a adotar ações semelhantes em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, finalizou Adhemar Jr.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »