MENU

08/08/2023 às 19h29min - Atualizada em 08/08/2023 às 19h45min

Araguaína sedia evento internacional de Jiu-Jitsu com mais de 1.200 lutadores de vários países

Cidade irá sediar a etapa classificatória da AJP Tour (Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro), um dos maiores torneios do esporte do mundo, nos dias 14 e 15 de outubro

ASCOM - PMA
Competição acontece nos dias 14 e 15 de outubro, no Ginásio Pedro Quaresma - Foto: Divulgação
 
Durante dois dias, Araguaína será referência internacional no Jiu-Jitsu. A cidade irá sediar a etapa classificatória da AJP Tour (Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro), um dos maiores torneios do esporte do mundo, nos dias 14 e 15 de outubro.

O evento será realizado no Ginásio Pedro Quaresma, na Via Lago, e será a primeira vez que o Tocantins receberá um evento internacional de Jiu Jitsu. A Prefeitura de Araguaína é parceira do torneio, que tem previsão de receber mais de 1.200 atletas do Brasil e do mundo.

A realização de um evento esportivo mundial no Tocantins vem gerando muitas expectativas entre os atletas do estado e de toda região. Por ser uma etapa internacional, a pontuação terá validade maior, com o campeão da categoria Profissional podendo conquistar até 600 pontos.

Segundo Roniedson Andrade, atleta araguainense de Jiu-Jitsu e organizador local do evento, os pontos são um grande estímulo para as inscrições, uma vez que os lutadores bem ranqueados entram diretamente na chave do Mundial em Abu Dhabi no final do ano, sem necessidade de passar por outras seletivas de pré-classificação.

“E, pela primeira vez, a categoria Intermediária também terá premiação em dinheiro. Antes, isso acontecia só com os profissionais. Vamos premiar nas três categorias, tanto no masculino, quanto no feminino, e haverá prêmios para as academias”, afirma Roniedson. A premiação varia de R$ 1 mil e R$ 3 mil.

Município preparado  - O secretário interino do Esporte, Cultura e Lazer, José Miguel Filho, destaca que Araguaína possui toda a estrutura necessária para sediar o evento e receber o fluxo de atletas. “Nossa cidade é referência no Estado. Um evento desses movimenta diversos setores da economia, como hotelaria, transporte e alimentação. Hoje, Araguaína é muito bem atendida neste sentido. Tenho certeza de que os atletas serão bem recepcionados em nossa cidade e terão uma rede de serviços completa à disposição”, afirmou.

Atletas locais já se inscreveram  - O fato de, pela primeira vez, o Tocantins receber um evento internacional deste porte aumenta mais ainda a motivação dos competidores e das academias locais. O atleta e professor Luan Santos Santana, 31 anos, diz que a expectativa “é a melhor possível” e um torneio como esse, em Araguaína, mobiliza bastante a comunidade do Jiu-Jitsu da cidade. Ele é responsável pelas academias Impacto Team e Bluefit, que, juntas, devem contar com cerca de 70 atletas, sendo pelo menos 10 mulheres e 20 crianças.

“Nunca tivemos nada assim no Estado. Esse evento aconteceu em grandes cidades do Brasil e do mundo, e agora Araguaína vem somar a essa lista”, destacou Luan.

Para o atleta araguainense Caíque Matheus Alencar, 32 anos, o torneio será uma grande oportunidade de medir o nível de desempenho dos atletas locais, pois participarão lutadores do Brasil e até do exterior. “Esse é um evento que costuma ser realizado em capitais e cidades maiores. Nós, muitas vezes, temos que viajar mais de mil quilômetros para participar e agora teremos a chance de ter aqui, na nossa cidade”, ressalta Caíque Matheus, faixa preta no esporte e integrante da equipe Impacto Team.

Todo o Tocantins mobilizado  - Segundo Wesley Rodrigues (Lelinho), 33 anos, responsável pela Equipe Lelinho, de Palmas, só sua academia deve levar 30 atletas para a competição em Araguaína, dos quais sete são mulheres. “Nunca houve um evento tão grande do nosso esporte no Tocantins. Estamos bem empolgados e felizes. Esse é um evento internacional, que movimenta a economia e o turismo”, destacou o professor.

Atleta, professor e proprietário da Dojo Caitano - Equipe Atrium, também de Palmas, Leandro Caitano dos Santos, 37 anos, é outro que não vê a hora de estar nos tatames em Araguaína. “Estamos muito felizes pelo Roniedson e Prefeitura estarem trazendo, juntos, esse evento para o nosso Estado. Isso faz com que o esporte continue crescendo e alcançando outros patamares”, salientou, ao destacar que 20 atletas da sua academia, incluindo mulheres e crianças, devem ir para Araguaína.

Inscrições
O torneio contará com três categorias principais (Iniciante, Intermediário e Profissional) divididas em 25 faixas etárias masculinas e femininas, sendo abertas para atletas da faixa branca à faixa preta. As inscrições podem ser feitas no site https://araguaina.to.gov.br/ até o dia 1º de outubro.

Circuito 2023  - Neste ano, a AJP Tour realizou 12 etapas classificatória em 10 cidades: Guarapari (ES), Fortaleza (CE), Gramado (RS), Balneário Camboriú (SC), Belém (PA), Macapá AP), Rio de Janeiro, Goiânia, São José dos Pinhais (PR) e Brasília. Araguaína será a segunda cidade da região norte do país a ter uma etapa do AJP Tour no ano.

Saiba mais sobre o torneio  - Criado em 2009, o Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro já realizou mais de 150 eventos em seis continentes com a missão de levar o Jiu-Jitsu ao profissionalismo e fazer de Abu Dhabi a capital mundial do esporte. Atualmente, Tóquio (Japão), Los Angeles (EUA), Rio de Janeiro (Brasil), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Moscou (Rússia) são as cidades-sede da comunidade global do esporte.

Os eventos da AJP são transmitidos ao vivo para mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo em mais de 60 países. Na atual temporada 2022/2023, a previsão é promover mais de 170 campeonatos nacionais, continentais e internacionais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »