MENU

08/08/2023 às 18h06min - Atualizada em 08/08/2023 às 18h15min

E ai, quem vai ganhar?

Ludmila Pereira de Araujo Souza
  
No final de junho, o grupo Meta, do bilionário Mark Zuckerberg, criou uma nova rede social – Threads – como concorrente direta do Twitter, do grande Elon Musk.

Desde então, os dois poderosos da tecnologia, aparentemente, concordaram por um confronto direto, através de uma luta corporal. 

No último dia 6, Elon Musk afirmou que a batalha será transmitida através de sua rede social e obviamente, reafirmando que, de fato, acontecerá o combate entre os gigantes, contrariando a ideia de muitos de achar que os dois estavam “blefando”. 

E tanto não estão para brincadeira, que o dono da Meta revelou que, além dos treinos, está fazendo uma dieta de 4000 calorias para enfrentar o mandatário do Twitter. E é exatamente sobre isso que eu quero falar.

É completamente normal que atletas incluam no seu preparo dietas extremamente calóricas que se equiparem ao seu exercício físico, aos seus objetivos e, claro, propiciem melhor perfomance. 

É feito ajuste de carboidratos para gerar mais energia, é o alto consumo de proteínas pra favorecer ganho de massa e melhora de força, além da ingestão adequada de água com adição de eletrólitos para repor fluidos corporais. 

Nutrição esportiva e todo esse belíssimo trabalho feito para potencializar o desempenho de atletas não fazem parte do meu nicho de atendimento, mas independente disso, como nutricionista que sou, que preza pela saúde através da qualidade da alimentação, é impossível tomar conhecimento da composição da dieta de Mark Zuckerberg e não me manifestar com tamanho absurdo. 

É que a base da dieta dele tem sido de Mc Donald’s. Ou seja, citados por ele, constam: batata frita, hambúrgueres diversos, nuggets, além dos vários tipos de sobremesas.

Quando se fala de uma dieta hipercalórica para atleta, não se pensa em uma dieta cheia de bobagens como a que ele tem feito. Planeja-se um cardápio com alimentos de altíssima qualidade que, além da força e da energia gerada, possa também nutrir adequadamente o corpo daquele indivíduo com vitaminas e minerais ajustados à sua necessidade. 

Produtos alimentícios de fast-food são grandes fontes de gordura saturada (aquela que faz mal ao coração), além de serem cheios de aditivos alimentares, como conservantes, realçadores de sabor, corantes, entre outros. Tudo o que há de pior para a saúde de qualquer pessoa.

Nada contra o consumo esporádico desse tipo de lanche, mas não como parte da preparação de um atleta.

É importante enfatizar que o trabalho do nutricionista vai muito além de contar calorias, como aparentemente Marck Zuckerberg fez. Nosso trabalho é levar saúde através dos alimentos para qualquer fase da vida de um indivíduo.

E nessa luta de gigantes, fica uma pergunta: e ai, quem vai ganhar?

Sem dúvida alguma, a saúde do poderoso Zuckerberg é que não vai. 
__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »