MENU

08/08/2023 às 17h58min - Atualizada em 08/08/2023 às 18h15min

Secretaria de Saúde alerta sobre riscos do colesterol alto

O médico cardiologista é responsável por dar um diagnóstico, indicar tratamento e fornecer toda a orientação a respeito dos riscos

Luana Barros - Ascom
Uma alimentação balanceada e equilibrada é um remédio natural que possibilita inúmeros benefícios - Foto: Arquivo
 
No Dia Mundial de Combate ao Colesterol (08), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), apresenta informações sobre o tema. Segundo o Ministério da Saúde, 40% da população brasileira tem colesterol elevado. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que causam 300 mil mortes anuais no país.

O colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, com estruturas das células do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro. Ainda atua na digestão e na formação de alguns hormônios e vitaminas.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, informa que “é preciso o controle para que o colesterol no sangue permaneça equilibrado. E, em casos de colesterol alto, o médico cardiologista é responsável por dar um diagnóstico, indicar o tratamento, fornecer toda a orientação a respeito dos riscos de se ter taxas elevadas. Além disso, pode indicar outros especialistas para um acompanhamento mais completo”.

A nutricionista Therlly Ferreira, que coordena o Setor de Nutrição do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), dá informações sobre cuidados preventivos que se deve ter.

“Uma alimentação balanceada e equilibrada é um remédio natural que possibilita inúmeros benefícios, um deles é evitar os fatores de riscos como obesidade, pressão alta e diabetes, que desencadeiam também a hipercolesterolêmica, doença essa que vem tendo um aumento bem significativo. E é sempre bom lembrar que mantendo uma vida saudável, você pode evitar essas consequências indesejadas”.

Ela apresenta algumas dicas importantes! É preciso buscar hábitos saudáveis, com uma alimentação mais natural, rica em fibras, retirando os ultraprocessados que possuem altas concentrações de colesterol. Assim a pessoa terá qualidade de vida e promoverá uma melhor saúde. Além disso: fazer exercício físico regularmente, comer alimentos ricos em fitoesterois e fitoestanóis, aumentar a ingestão de fibra, consumir alimentos probióticos, beber chá-verde diariamente e consumir gorduras saudáveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »