MENU

07/08/2023 às 19h00min - Atualizada em 07/08/2023 às 19h15min

Identificado detento encontrado desmaiado em cela e que morreu a caminho do Socorrão

José Humberto de Sousa Costa, de 25 anos, deixou uma carta endereçada a sua advogada denunciando ter sido alvo de agressões no presídio do Itamar Guará

Dema de Oliveira
José Humberto morreu a caminho do hospital depois de ser encontrado desmaiado na cela - Foto: Divulgação/Redes Sociais
 
Foi identificado o detento encontrado desmaiado na cela que se encontrava no presídio conhecido por Itamar Guará, em alusão ao residencial que fica próximo ao Presídio Regional de Imperatriz. 
José Humberto de Sousa Costa, de 25 anos, é a vítima, e  deixou uma carta endereçada a sua advogada denunciando ter sido alvo de agressões no presídio.

José Humberto estava preso desde 2018 na Penitenciária Regional de Imperatriz e respondia por homicídio. De acordo com informações, ele matou Renato dos Santos Menezes, conhecido por ‘Nani’, por estrangulamento, dentro do quintal da casa da vítima, que teria descoberto que José Humberto tinha relacionamento com Francisca da Silva Carvalho, que era companheira dela. Os dois eram amigos.

“As agressões foram decorrentes de uma briga entre facções rivais no final de julho. José Humberto relatou em carta uma situação de agressão dentro da unidade prisional, ocorrida em um local de banho de sol durante uma ‘mini rebelião’ entre facções rivais, rapidamente controlada pelos agentes penitenciários”, relatou Dra. Luana Camila”, em entrevista à imprensa.

 “No mesmo dia da agressão, ele solicitou a mudança de cela, e não de unidade prisional. Fui informada pelo diretor do presídio que uma transferência estava planejada para a semana seguinte”, completou a advogada.

A Polícia Civil iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias da morte de José Humberto e aguarda o laudo oficial para confirmar a causa. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária assegurou que a equipe de enfermagem do presídio prestou toda assistência necessária quando o detento foi encontrado desacordado.

O corpo de José Humberto de Sousa Costa foi sepultado no mesmo dia da morte, logo após ser liberado do Instituto Médico Legal (IML).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »