MENU

01/08/2023 às 00h44min - Atualizada em 01/08/2023 às 01h00min

Polícia Civil desarticula grupo especializado em furto de grãos e fertilizantes e apreende 5 toneladas de soja

O Sistema de Segurança do Maranhão segue intensificando ações de combate ao crime organizado

Ascom/PC - MA
Cinco toneladas de soja roubada foram apreendidas com um dos acusados - Foto: Ascom/PC-MA
 
Na manhã desta segunda-feira (31), a Polícia Civil, por intermédio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), realizou operação para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão contra investigados suspeitos de integrar organização criminosa especializada em furto e roubo de grãos e fertilizantes.

A operação batizada de “Varredura” foi realizada em São Luís, no bairro Vila Maranhão, envolveu 86 policiais.  Durante a ação, foram apreendidos na residência de um dos investigados aproximadamente 5 toneladas de soja, uma motocicleta, documentos e um aparelho celular. Na residência de outro alvo foram apreendidos um automóvel, aparelho celular e dois DVRs (aparelho gravador de DVD). Com outros alvos da operação também foram apreendidos aparelhos celulares.

Todo o material apreendido, após analisado, conforme o superintendente da Seic, Augusto Bastos, “propiciará o aprofundamento das investigações, com a identificação de outros investigados, principalmente líderes da organização criminosa e, também, dos receptadores, o que resultará em novas fases da operação até a prisão e completa desarticulação de todos os envolvidos na organização”, informou.

“O Sistema de Segurança Pública tem intensificado as ações policiais com esta finalidade de fechar o cerco contra criminosos, a exemplo desta operação de ontem da Polícia Civil. As investigações acerca do caso, presididas pelo delegado Jorge Pacheco, do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas, já estavam em curso há algum tempo e hoje conseguimos avanços importantes contra os membros desta associação criminosa”, destacou o secretário da SSP, Maurício Martins.

O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, ressaltou que as investigações vão prosseguir. “Todos os 15 mandados de apreensão tiveram como alvo envolvidos em roubos de grãos e defensivos agrícolas aqui na capital. Vamos prosseguir os trabalhos de investigação até que todos os envolvidos sejam presos”, enfatizou.

Participaram ainda desta primeira fase da Operação Varredura a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), Superintendências de Polícia Civil da Capital e Interior (SPCC e SPCI), Grupo de Resposta Tática (GRT), Polícia Militar, por meio do Departamento de Inteligência (Diae), e, ainda, o Centro Tático Aéreo (CTA).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »