MENU

25/07/2023 às 20h00min - Atualizada em 25/07/2023 às 20h00min

A ALQUIMIA DO MAU-CARÁTER NACIONAL

Dartagnan Zanela (*)
O dramaturgo Bertolt Brecht, certa feita havia dito que um país que não possui heróis é um país miserável e que, um país que precisa de heróis é, sem dúvida alguma, um miserável país.
                
Detalhe: podemos até não gostar de Brecht, mas uma coisa é certa: ele não era um bocó de mola como eu e você e, por isso mesmo, só por isso, creio que ele tem muito a nos ensinar se não ficarmos dando chilique patriótico ou faniquito de criticidade.
 
Dito isso, voltemos ao ponto. A afirmação do referido teatrólogo é um tremendo tapa de luva de pelica - ou de pedreiro, se preferir - e, por essa razão, é uma baita lição que deveria ser assimilada por nós.
 
Ora, uma sociedade que não for capaz de dar a luz a figuras exemplares, representantes genuínos das mais elevadas virtudes, sem dúvida alguma é uma sociedade composta por homens de geleia.
 
E tem outra. Uma sociedade que precisa de heróis, fabricados a toque de caixa, para que as pessoas aprendam o que significa viver uma vida virtuosa, com o perdão da palavra, não passa de um aglomerado de almas sebosas.
 
Dito de outra maneira, deveríamos nos esforçar para agir de maneira plena, mas sem a necessidade de que nos sejam apresentadas pessoas íntegras para que não caiamos na esparrela de vivermos uma vida de conveniências.
 
É necessário que procuremos encarnar ao menos uma virtude heróica em nossa personalidade, porém, não podemos nos dar ao desfrute de ficarmos, paradinhos, esperando que nos seja apresentado um punhado de exemplos majestosos disso.
 
Pois é, mas ficamos e, por essa razão, que o nosso triste país é o que é.
 
Na mediocridade nossa de cada dia, fazemos da busca pelo que parece conveniente, o farol da nossa existência e, por isso mesmo, de tempos em tempos, temos que ser confrontados com uma imagem pálida e pré-fabricada de dignidade para que nossa mendacidade não nos sufoque.
 
E por vivermos assim, todas as vezes que de fato a grandeza se apresenta aos nossos olhos, com sua majestosa simplicidade, nos escandalizamos, rasgamos nossas vestes, para que o mais rápido possível sua presença luminosa seja afastada de nossas vistas.
 
Ou, dito em termos atualíssimos, não medimos esforços para que esse tipo de gente seja cancelada o mais rápido possível.
 
Por essa razão, podemos afirmar, com tristeza, que o nosso país é uma nação formada por pessoas de alma tacanha e caráter disforme, tendo em vista que nestas terras não costuma-se parir heróis e, por isso mesmo, carece-se desesperadamente deles.
 
Enfim, não é à toa que nos sintamos tão facilmente fascinados com qualquer tranqueira que nos seja apresentada com a devida alquimia publicitária. Definitivamente, não é à toa que isso acontece.

______________________________________________________________________________________________________
* Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela • (professor, cronista, radialista e bebedor de café). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Autor de “A Bacia de Pilatos”, entre outros livros. https://sites.google.com/view/zanela
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »