MENU

17/07/2023 às 18h46min - Atualizada em 17/07/2023 às 18h46min

Seminário realizado pelo Sebrae na Expoimp fortalece as cadeias produtivas

A capacitação aconteceu durante a Expoimp, exposição realizada pelo Sinrural que também homenageou o Sebrae pela parceria na realização do evento e apoio aos pequenos negócios

Da Assessoria
Imprensa/Sebrae
O Seminário Agronordeste abordou temas das principais cadeias produtivas da Região Tocantina. - Fotos: Divulgação
 
Buscando o fortalecimento das cadeias produtivas da região, o Sebrae esteve presente na Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), realizada pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) com o apoio do Sebrae. Durante o evento, produtores rurais participaram do Seminário Agronordeste, que abordou as cadeias de apicultura, horticultura, bovinocultura do leite e piscicultura que são as que mais se destacam na Região Tocantina.

“A gente está reavivando a nossa chama da apicultura e sempre aprendendo um pouquinho mais para que possamos voltar para nossa propriedade e aplicar na prática, no nosso dia a dia, no trabalho com a apicultura. Saímos daqui mais motivados e com mais informações, principalmente a forma regulamentar de como montar uma casa de mel”, destacou Josean Oliveira, apicultor da cidade de Estreito e um dos participantes do seminário.

Quem também aproveitou os seminários para adquirir conhecimentos e empreender foi o seu Valdemir de Sousa Maciel, produtor do povoado de Água Viva, em Davinópolis, que pretende investir na piscicultura a partir dos seminários. “Para mim, esses dias foram de grande apoio e um incentivo para nós, pois a gente vai corrigindo vários erros na nossa propriedade. Então, diante dessa palestra e outras atividades que o Sebrae traz, tem nos ensinado e cativado a crescer. Agora minha meta é produzir peixes e comercializar”, pontua.

A coordenadora de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão, Larissa Leite, destacou que a escolha dos temas foi a partir da percepção do que já se vinha trabalhando na regional. “São cadeias que estão sendo desenvolvidas aqui no território e estão avançando, desta forma a gente trouxe temas específicos para cada uma dessas cadeias, a exemplo de acesso a mercado, acesso a inovação e tecnologia. O intuito é fortalecermos cada vez mais os pequenos negócios rurais do território”, destacou a coordenadora.

Durante o seminário Agronordeste foram abordados temas como boas práticas de manejo, inovações tecnológicas, sustentabilidade, mercado, bem como perspectivas futuras e oportunidades de negócios para a agroindústria do leite.

 

Sebrae homenageado 

Na abertura da Expoimp, o Sebrae, um dos apoiadores da exposição, foi homenageado pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). A placa de homenagem foi recebida pela Diretora Administrativa Financeira do Sebrae Maranhão, Édila Neves. A homenagem foi feita em reconhecimento a parceria e pelo trabalho realizado no desenvolvimento dos pequenos negócios no estado.

“É uma grata satisfação fazermos parte da história dessa feira que é um patrimônio cultural de Imperatriz, e essa placa é de todos aqueles que fazem o Sebrae. Nos Sentimo motivados, dia a dia, a fortalecer os pequenos negócios rurais e não rurais. Agradeço à diretoria do sindicato e a todos os seus membros por possibilitarem a realização dessa homenagem”, destacou a diretora.

O presidente do Sinrural, Afonso Danda, ressaltou o trabalho do Sebrae no fomento do conhecimento, não somente na Expoimp, mas ao longo do ano. “Uma feira como essa só é possível por meio dos parceiros, e o Sebrae é o nosso grande parceiro. O Sebrae é força da porteira para fora, como eu costumo dizer, ajudando o nosso produtor com cursos e capacitações, para que possamos melhorar nossas produções, então é uma justa homenagem”, pontuou.

Na Expoimp, que se encerrou neste domingo, a Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz esteve com estande voltado para visitação e espaço para as empresas atendidas pelo Comércio Brasil exporem seus produtos, além de oferecer orientações aos empreendedores. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »