MENU

16/07/2023 às 12h16min - Atualizada em 16/07/2023 às 12h16min

Imperatriz celebra 171 anos de história com investimentos abrangentes do Governo do Maranhão

Michel Aguiar
Secom / MA
Segunda capital maranhense faz aniversário e coleciona novas obras que beneficiam a população (Foto: Divulgação)
  
Neste domingo (16), a cidade de Imperatriz celebra 171 anos de história. Intitulada como a segunda capital maranhense por meio da Lei 11.904/2023, sancionada pelo governador Carlos Brandão, a Princesa do Tocantins tem a sua grandeza e importância reconhecida pelo Governo do Maranhão, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento e desenvolvimento da cidade. 

Com investimentos em áreas-chave como saúde, infraestrutura e educação, o segundo município mais populoso do Maranhão tem visto melhorias significativas em diversos setores. Essas iniciativas refletem o compromisso do Governo em impulsionar o desenvolvimento e a melhoraria da qualidade de vida dos imperatrizenses.

 

Saúde

Na área da saúde, o Governo do Maranhão tem buscado garantir um atendimento de qualidade à população de Imperatriz. A construção do Hospital da Região Tocantina - HRT (Socorrão 2) está 68% concluída e tem previsão de término em fevereiro de 2024. A partir do equipamento, a Região Tocantina terá mais estrutura, recursos e profissionais especializados, o que aliviará a carga dos hospitais locais e o excesso de pacientes encaminhados à capital São Luís.

A Policlínica de Imperatriz, por exemplo, já realizou um total de 47.719 atendimentos e procedimentos em 2022 e continua a fornecer serviços essenciais em 2023, com 19.130 atendimentos já registrados.

Além disso, a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI) recebeu a reinstalação do Cartório de Registro Civil de Nascimento, uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Essa medida fortalece o direito à cidadania dos recém-nascidos e demonstra o compromisso do governo com o bem-estar das famílias imperatrizenses.

Por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), também foram promovidas obras de adequação no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen Imperatriz). O equipamento é de grande importância para a realização do diagnóstico de saúde pública, fortalecendo a atuação da vigilância epidemiológica do Estado. O diferencial do Lacen de Imperatriz é a garantia da acessibilidade dos municípios da Região Tocantina aos exames de média e alta complexidade.

 

Infraestrutura

A infraestrutura é outra área que tem recebido atenção especial do Governo do Maranhão em Imperatriz. Diversas obras já foram concluídas e entregues desde 2022, e outras estão em andamento para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento da cidade.

O Centro de Ressocialização da Região Tocantina (Funac) passou por manutenção, garantindo um ambiente seguro e adequado para a socioeducação. Além disso, obras de reforma no Centro Educa Mais Tancredo Neves foram realizadas, visando proporcionar uma estrutura mais moderna e adequada para os estudantes.

Outras iniciativas incluem a iluminação do campo de futebol do DNER e do campo de futebol do 3º BPM, além da reforma do prédio SINFRA. Operações de tapa-buraco, implantação e recapeamento asfáltico, e drenagem superficial têm sido realizadas em várias áreas urbanas, como a Avenida Pedro Neiva de Santana, garantindo vias mais seguras e de melhor qualidade para a população.

Além disso, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) tem executado importantes obras na UEMASUL. Destaque para a adequação do Laboratório Herbário, que está em fase de execução com demolição, retirada de paredes, instalações elétricas e telhado. No Restaurante Universitário, as obras já começaram com a demolição da estrutura antiga e a escavação dos blocos de fundação. Por meio da Segov, a UEMASUL também recebeu reformas no auditório e no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Ainda por meio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), o Governo do Estado assegurou mais saneamento básico por meio dos sistemas de abastecimento na Cafeteira, Vila Vitória, Bom Jesus e Camaçari. A cidade também recebeu importantes obras de esporte e lazer, a partir das revitalizações da Praça da Morena, na Vila Nova; Praça São Miguel, no Bairro Parque Anhanguera; Praça/Feirinha do Parque Alvorada; Praça da Vila Cafeteira; Quadra Poliesportiva do Povoado Lagoa Verde; Ginásio Esportivo da UEMASUL, além da Praça da Vila Fiquene e da Quadra Poliesportiva do Colégio Tiradentes.

 

Educação

A educação também tem sido uma prioridade para o Governo do Maranhão em Imperatriz. Diversas ações e investimentos têm sido direcionados para fortalecer o ensino na cidade e proporcionar melhores condições aos estudantes.

Na UEMASUL, foram criados 75 novos cargos efetivos, ampliando as oportunidades de trabalho e promovendo a qualidade do ensino superior. A criação do PROEXAE (Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil) tem contribuído para questões culturais, de saúde, alimentação e esporte dos alunos.

Além disso, houve aumento nas gratificações dos servidores técnicos-administrativos, criação do Plano de Cargos para a Carreira do Magistério Superior e ajuste no valor das bolsas de Pesquisa e Inovação, beneficiando tanto os profissionais quanto os estudantes. A UEMASUL tem realizado nomeações de professores, autorizado novas obras, como a construção do hospital veterinário e a reforma de espaços para criação de laboratórios. 

O ensino médio da Rede Estadual de Imperatriz também apresenta indicadores promissores, com um IDEB de 4,1, posicionando o município entre os melhores resultados do estado. Em relação às escolas da Rede Estadual de Imperatriz, o Governo tem investido em reformas e revitalizações, abrangendo locais como o Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, Centro de Ensino Mourão Rangel, Unidade Regional de Imperatriz, Centro de Ensino Nova Vitória e Centro de Ensino Urbano Rocha. Essas melhorias contribuem para um ambiente de aprendizado mais adequado e estimulante.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »