MENU

14/07/2023 às 18h27min - Atualizada em 14/07/2023 às 18h27min

Polícia Civil apreende 20 toneladas de metais e cabos de cobre furtados em São Luís

Como resultado da ação policial, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos atuantes na área de vendas de sucatas

Assessoria/Polícia Civil-MA
Estruturas de ferro e cabos de cobre apreendidos com receptadores - Fotos: Divulgação
 
São Luís - Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), visando reprimir o crime de receptação praticado em vendas de sucatas na área metropolitana de São Luís. A operação batizada de Off Line, foi coordenada pelo Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD/SEIC) e contou com as participações de mais de 100 policiais civis, além de 12 peritos

Como resultado da ação policial, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversos estabelecimentos atuante na área de vendas de sucatas, o que resultou na apreensão de 20 toneladas em estruturas metálicas, cabos de cobre de energia e telefonia, telhas metálicas, canos de ferro e até trilhos de trem.

Segundo as investigações, os materiais chegam às sucatas após o furto ocorrido quando cabos de cobre destinados à energia ou telefonia são arrancados de postes, torres e dutos subterrâneos. O mesmo ocorre com estruturas maiores e mais pesadas que são retiradas de áreas remotas utilizadas pelas empresas.

Além de constituir um crime, o furto de cabos, acarreta na interrupção do fornecimento de energia elétrica e de sinal de internet e telefone, prejudicando usuários distintos desde residências até hospitais, laboratórios e escolas, chegando inclusive a interromper o funcionamento da plataforma 190 do sistema de segurança.

Durante a Operação Off Line ninguém foi preso, mas todos os responsáveis pelos estabelecimentos que foram alvos de buscas onde foram encontrados materiais furtados foram indiciados em inquérito policial pelo crime de receptação qualificada. A operação contou com a participação de policiais civis da SENARC, SPCC, SHPP e Delegacia Geral.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »