MENU

13/07/2023 às 18h45min - Atualizada em 13/07/2023 às 18h45min

PF deflagra operação contra corrupção em prefeituras e realiza 2 prisões no Tocantins

Mandados foram cumpridos em Palmas, Ananás, Riachinho, Araguaína e Palmeirópolis

Da Assessoria
Comunicação Social – Polícia Federal no Tocantin
Operação contra crimes de corrupção e fraude em licitações - Foto: Polícia Federal
 
A Polícia Federal no Tocantins deflagrou a operação ‘Transport’, na manhã desta quinta-feira (13), com o objetivo de desarticular uma associação criminosa suspeita de praticar os crimes de corrupção e fraude em licitações.

Os policiais federais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nas cidades de Palmas, Ananás, Riachinho, Araguaína e Palmeirópolis. As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína.

Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os suspeitos criavam empresas de fachada e ganhavam as licitações com auxílio de funcionários públicos.

O suposto esquema ocorreu entre 2017 a 2020 na Secretaria de Administração de uma prefeitura que celebrou acordos fraudulentos com a empresa investigada para direcionar licitações de transporte escolar para empresas do grupo criminoso. A prefeitura não foi identificada pela PF.

Posteriormente, constatou-se que tais empresas ofereciam diversas outras atividades como construção civil e shows artísticos notadamente sem qualquer capacidade operacional. Calcula-se que as empresas tiveram contratos com a administração pública que ultrapassam a quantia de R$ 3 milhões.

Conforme a PF, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e corrupção passiva. As penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão.

O nome da operação faz alusão ao fato de o esquema criminoso ter se iniciado com a licitação fraudulenta para a contratação de transporte escolar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »