MENU

12/07/2023 às 17h32min - Atualizada em 12/07/2023 às 17h32min

Dormir após o almoço faz bem?

Especialista em higiene do sono explica os benefícios e os cuidados na hora de administrar esse tipo de soneca

Milca Abda de Morais
Assessoria
 
Além de se alimentar, o horário de almoço pode ser o momento ideal para descansar e repor as energias depois de uma manhã cheia de trabalho. A sonolência após essa refeição já é bem conhecida de diversas pessoas. Alguns resistem: outros não pensam duas vezes e já cedem à soneca, sesta ou cochilo, como é conhecido o sono mais curto do meio do dia. 

Do ponto de vista científico, dormir à tarde faz bem para a saúde? A professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Milca Abda de Morais, especialista em higiene do sono e na associação do sono com o humor, desvenda essa questão.

Milca explica que esse descanso faz bem à saúde, desde que seja bem administrado. “O cochilo curto após o almoço pode ter efeitos benéficos na capacidade cognitiva, além de melhorar o estado de alerta, a função executiva e a memória, além de promover o bem-estar e o bom humor diário”, enumera a especialista. Além disso, para quem tem dificuldade de pegar no sono à noite,  soneca pode compensar e proporcionar um descanso adicional.

No entanto, a especialista comenta que cada corpo pode responder de forma diferente. Algumas pessoas, inclusive, podem desenvolver dores de cabeça e indisposição, caso não se adaptem a essa rotina. “A individualidade biológica deve ser considerada. Alguns indivíduos se sentem melhor após um curto cochilo, outros não”, explica. Ou seja: se bater o sono depois do almoço, só adote o hábito do cochilo se tiver certeza que vai se sentir bem depois!

Quanto tempo posso dormir?
“O embasamento científico não traz um tempo exato do cochilo. O que deve ser levado em consideração é a individualidade biológica. No entanto, de uma forma geral, é importante lembrar que, como o próprio nome diz, é apenas um cochilo”, descreve Milca. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »