MENU

11/07/2023 às 17h03min - Atualizada em 11/07/2023 às 17h03min

Sagrima é destaque na 53ª Expoimp com exposições de culturas e tecnologias

Lucas Ribeiro
Ascom/SAGRIMA
Foto: Divulgação
 
“Para mim, foi uma satisfação encontrar orientações pertinentes sobre plantio e quais tipos de culturas são propícias para nossa região”, afirmou o José Maria Sobrinho ao visitar o stand da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), na 53ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Durante a programação do evento, que vai até o dia 16, a Sagrima está orientando produtores rurais e este trabalho vem chamando atenção do público.

Iniciando no setor agrícola, com a plantação de bananas, o imperatrizense José Sobrinho conta que foi atraído até o stand pelas exposições de culturas. “Fiquei curioso ao ver todas essas estruturas de plantios e vi que era a oportunidade para tirar as minhas dúvidas. A orientação do técnico foi suficiente para saber novas práticas para aprimorar o bananal que estou criando” elogiou.

Na feira, a Sagrima conta com cinco estruturas representativas de cultivos, como a Vitrine Viva, que traz aquários com espécies de peixes com potencial de criação na região Tocantina. Há também o Sistema Agroflorestal com abelhas, que demonstra a importância do cultivo do mel ligado ao manejo de plantas e árvores regionais.

Para o secretário da pasta, Diego Rolim, o objetivo é difundir conhecimento de forma visual. “Queremos aproveitar o espaço da Expoimp para mostrar as potencialidades da região. Por isso, nossa equipe idealizou essas exposições para que chamem a atenção visual do público, a fim de estimulá-los a conhecer mais sobre boas práticas e tecnologias que podem estar associadas ao setor agropecuário”, explicou.

Desta vez, a novidade trazida pela secretaria é o Mini Mundo, uma representação em miniatura da integração campo e cidade. Por meio da exposição, o público conhece as principais etapas que envolvem o setor do agronegócio, desde de plantio e criação, passando pelo escoamento e chegando nas cidades.

Para o chefe do Setor de Engenharia da Sagrima, Márcio Braga, o Mini Mundo se diferencia por ser acessível para todas as idades. “Trazer o Mini Mundo para Imperatriz foi uma determinação do nosso secretário e vem despertando a curiosidade de crianças e adultos. Tudo isso porque tivemos o cuidado de representar as etapas do agronegócio de maneira lúdica”, contou.

Além disso, o Mini Mundo também demonstra a importância da preservação ambiental junto com o agronegócio. Por meio dele, o público pode visualizar a estratégia de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que visa a utilização de diferentes sistemas produtivos em uma mesma área, a fim de otimizar o uso da terra e reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Há também a representação do uso da tecnologia fotovoltaica, que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade.

Até o próximo domingo (16), data de encerramento da Expoimp, o stand da Sagrima estará aberto para visitações. O espaço integra o Pavilhão Agro, localizado no Parque de Exposições de Imperatriz, e que conta com os stands de outras secretarias do Governo do Maranhão. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »