MENU

10/07/2023 às 18h54min - Atualizada em 10/07/2023 às 18h54min

Governo expande Planificação da Atenção à Saúde no Sul do Maranhão

Haydée Pacheco
Secom/MA
Reunião discute expansão da Planificação da Atenção à Saúde - Foto: Marcio Sampaio
 
A Planificação da Atenção Básica (PAS) se estenderá para a Macrorregião Sul do Maranhão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (10), implantou o Grupo Condutor Estadual da Planificação da Atenção à Saúde do Maranhão (GCPAS/MA), e planeja proporcionar o desenvolvimento da Atenção Primária em Saúde (APS), tornando-a mais resolutiva em 45 municípios das regionais de Balsas, Imperatriz, Barra do Corda e Açailândia. 

“Por colaborar na reorganização da Rede de Atenção à Saúde, a planificação facilita a assistência mais efetiva, de maior qualidade, tanto para o usuário como no processo de trabalho das equipes”, explicou o superintendente de Atenção Primaria em Saúde da SES, Willian Ferreira.  

O GCPAS/MA é formado por técnicos da SES dos Departamentos da Atenção Primária em Saúde, Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde, da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), além do Conselho Estadual de Saúde Maranhão (CES/MA), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA) e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

“A partir deste grupo, a SES passa a cumprir com o seu papel de condutora do processo de organização dos serviços de saúde, propondo-se a apoiar os gestores municipais na construção da Rede de Atenção à Saúde. A meta é fortalecer e potencializar a Atenção Primária como norteadora e articuladora para a transformação do modelo de atenção, de forma que atenda às necessidades reais de saúde da população”, disse o coordenador da Planificação no Estado do Maranhão, Luís Saulo Santos. 

Essa nova etapa contará com o diferencial do processo anterior, visto que a condução dessa expansão ficará por conta da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA). Os profissionais farão a condução e terão o papel de tutores de nível central, como forma de fortalecer os macroprocessos da APS e AAE. O objetivo é fazer com que os usuários do SUS possam ter acesso a serviços de saúde mais resolutivos e de qualidade. “A proposta é que possamos planificar todo o Maranhão para que tenhamos êxito na reorganização das redes de saúde dos territórios maranhenses, chegando aos 217 municípios”, destacou a coordenadora estadual da FESMA, Adriana Mota. 

Para essa expansão, a SES contará com o apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), da Beneficência Portuguesa (BP) e do Instituto Albert Einstein, que já vem dando o suporte na Macrorregião Leste do Estado, primeira região a começar a implantar a metodologia da Planificação da Atenção Primária integrada à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

A Planificação é desenvolvida por um conjunto de oficinas, tutorias e capacitações práticas de curta duração realizadas por referências das instituições, do estado e dos municípios, voltadas a 100% dos servidores e profissionais que atuam cotidianamente nas unidades de saúde. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »