MENU

07/07/2023 às 18h47min - Atualizada em 07/07/2023 às 18h47min

OS ANIMAIS TÊM ALMA?

Maria Helena Ventura
A médica veterinária, Dra. Irvênia Prada, autora do livro “A Questão Espiritual dos Animais”, assim se expressa: “Num futuro não muito distante, ao encontrar mencionada essa dúvida - se os animais têm ou não alma, espero que tenhamos a mesma reação de surpresa que eu tive ao tomar conhecimento de que houve, no século XVIII, um Concílio cujo tema de discussão foi questionar se as mulheres tinham alma”. Assim, já foi objeto de discussão se os escravos também eram dotados de almas.

A autora reconhece que esse é um assunto muito polêmico. Segundo alguns, o Espírito não chega ao período humano senão após ter sido elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores na Criação. Segundo outros, o Homem sempre pertenceu à raça humana, sem passar pela fieira animal.

Charles Darwin (1809 - 1889) eminente naturalista inglês, autor da revolucionária obra “A Origem das Espécies” publicada em 1859, nela fez alusão à sua teoria sobre a evolução e seleção das espécies animais. Embora em toda a obra de Darwin não haja uma só frase declarando, com todas as letras, que o Homem veio do macaco, os estudiosos admitem que isso está absolutamente implícito em seus conceitos.

A Biologia e a Antropologia, atualmente, não têm mais dúvidas sobre isso. No início dos anos 80 a Ciência descobriu que nós diferimos geneticamente dos Chipanzés em apenas 1,6% de nossas características.

André Luiz autor do livro “No mundo Maior”, capítulo 4, (1947) assim escreve: “O cérebro é o órgão sagrado de manifestação da mente, em trânsito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana”.

Ernesto Bozzano, professor de filosofia da ciência na Universidade de Turim e pesquisador espírita italiano, apresentou 130 casos de comprovações metapsíquica nos animais.

Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec (1804 -1869) membro da Academia Real de Arras, professor de Química, Física, Anatomia comparada e Astronomia, falando fluentemente em 8 idiomas e autor de vários livros sobre Educação, publicou em O Livro dos Espíritos, Questão 76, que os espíritos são os seres inteligentes da Criação; e na Q 597, que os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação. Há neles, um princípio independente da matéria que sobrevive ao corpo.

Cairbar Schutel autor de “Gênese da Alma” – 1924 relata que na Guerra Mundial (1914-1918), somente em Paris foram mobilizados 14.000 cães. Após a guerra, muitos deles foram condecorados por atos de bravuras, coragem e abnegação.

No livro “A Gênese”, da Codificação Kardequiana, III. 11 a 13 encontramos: “O animal carniceiro é impelido pelo instinto a nutrir-se de carne; porém, as precauções que ele toma... sua previsão... são atos de inteligência”.

Gabriel Delanne no livro “A Evolução Anímica” lembra a história de uma macaca da espécie dos guaribas, que chegava a furtar cachorrinhos e gatos pequenos para fazerem companhia a seu macaquinho. Um dia, um gatinho adotado arranhou-a e ela, admirada, deu prova de grande inteligência: examinou-lhe as patas e logo, com os dentes, cortou-lhe as unhas.

 Conclusões científicas: Há no homem, 11 tipos de inteligência. O instinto é uma espécie de inteligência em evolução; se os animais apresentam inteligência e se a inteligência é atributo do Espírito, logo os animais têm Espírito que, quando encarnados é chamado de alma.

“O que mais me atrai nos animais é que eles não usam palavras… Eles usam sentimentos!” – Chico Xavier.
_______________________________________________________________
Maria Helena Ventura é membro da AIL – Academia Imperatrizense de Letras.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »