MENU

06/07/2023 às 18h20min - Atualizada em 06/07/2023 às 18h20min

Luciano Façanha reúne a força da comunidade acadêmica no lançamento da sua campanha para reitor da UFMA

Eduardo Ericeira
Foto: Divulgação
 
Com uma demonstração de engajamento, apoiado pela comunidade acadêmica e com propostas democráticas apresentadas, o candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Luciano Façanha lançou sua candidatura na área de vivência do Restaurante Universitário. Centenas de estudantes, professores, professoras, técnicos (as) administrativos estiveram presentes em apoio à candidatura do professor que atualmente é diretor do Centro de Ciências Humanas da UFMA. As eleições na UFMA estão agendadas para o próximo dia 18 de julho.

A candidatura de Luciano Façanha, como ele mesmo defende, “tem como alicerce a construção de uma universidade com transparência, descentralização e autonomia no exercício democrático da gestão acadêmica e administrativa”, afirmou. O que levou a proposta do Movimento UFMA Democrática, liderado pelo candidato, a ter a adesão de três candidatos a vice-reitores, que lançaram suas candidaturas ontem também, ao lado de Façanha. São eles: a professora do Curso de Medicina da UFMA, Maria do Carmo Lacerda Barbosa, Ridvan Fernandes, do professor do Departamento de Química, e Marcelino Farias, professor do curso de Geociências da UFMA.

A proposta da gestão para reitor está baseada em 16 princípios e quase 70 propostas divididas na gestão administrativa e acadêmica. O programa de gestão apresentado pelo candidato Luciano Façanha é resultado de amplas discussões que envolveram docentes, técnicos-administrativos e estudantes da UFMA de vários campi da capital ao continente. “Foram dias intensos, fomos nos campi mais longes para que escutássemos a comunidade acadêmica em suas dificuldades para apresentarmos soluções”, explicou o candidato.

Durante o lançamento, diversos estudantes, professores e professoras utilizaram do microfone para falar do comprometimento do candidato a reitor. “Apoio essa candidatura pois é notória a democratização da construção desse projeto, escutando, dialogando, debatendo caminhos para seguirmos levando em consideração a excelência acadêmica e o planejamento estratégico dessa instituição foi a fala unânime da classe docente e discente. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »