MENU

01/07/2023 às 11h38min - Atualizada em 01/07/2023 às 11h38min

Polícia Civil do Tocantins indicia homem por descarte irregular de embalagens de agrotóxicos

Os policiais localizaram aproximadamente 160 kg de embalagens vazias em uma casa em Porto Nacional

Laiane Vilanova
Dicom/SSP*TO
Foto: Divulgação Dicom/SSP*TO

  
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), realizou uma operação conjunta com a equipe da 7ª Delegacia Especializada de Repressão a Crimes (7ª DEIC) de Porto Nacional e indiciou, nesta sexta-feira, 30, um homem de 44 anos pelo crime de acondicionamento e descarte de vasilhames de defensivos agrícolas. 

 

O crime está previsto no Art. 15 da Lei 7.802/1988, que estabelece pena de 2 a 4 anos de reclusão para esse tipo de infração.

 

A ação policial teve como alvo uma residência localizada no bairro Jardim dos Ypes, em Porto Nacional, que estava sendo clandestinamente utilizada para o descarte irregular de vasilhames vazios de defensivos agrícolas diversos. No local, os policiais constataram aproximadamente 160 kg de embalagens vazias, que foram jogadas ao solo, desrespeitando a legislação em vigor.

 

Durante a investigação, o responsável pela residência alegou trabalhar com reciclagem, porém um laudo pericial confirmou a presença de recipientes plásticos de diversos herbicidas dispostos diretamente no solo.

 

O delegado titular da Deleagro, Gustavo Henrique, ressaltou a importância do uso responsável de defensivos agrícolas na cadeia produtiva do agronegócio e reforçou o manejo correto do produto. "O uso indevido desses produtos pode acarretar danos tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente, por isso, tanto o manejo quanto o descarte devem ser realizados em conformidade com a legislação vigente".

 

A investigação segue em andamento e na segunda fase buscará identificar a procedência desses materiais, averiguando se foram adquiridos de forma legal ou ilícita.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »