MENU

30/06/2023 às 18h51min - Atualizada em 30/06/2023 às 18h51min

Centro Cultural Tatajuba realiza três dias de arraiá com programação gratuita

O Arraiá do Tatajuba acontece nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, com apresentação de alunos, show musical e grupos de danças populares

Assessoria/Tatajuba
Show de Erasmo Dibell é uma das atrações - Foto: Divulgação
 
O colorido das bandeirolas e fitas já tomou conta do salão do Centro Cultural Tatajuba. O espaço se prepara para celebrar uma das manifestações populares mais importantes para a cultura de Imperatriz: a Festa Junina! Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio da Suzano, a programação será gratuita e aberta para os alunos, familiares, parceiros e visitantes.

Serão três dias de festa com apresentação dos grupos Boi Angical, Boi-Bem-Querer, Cia Sotaque de Imperatriz e Boi Estrela da Manhã. Também farão parte da programação o show de Erasmo Dibell e convidados e o espetáculo “Meu nome é Nordeste, sobrenome Maranhão”, que está sendo criado especialmente para a ocasião, com direção artística e roteiro de Anameire Araújo. A narração do espetáculo será feita por Jô Santos e Henrique Celso, da Cia Cata e Conta Histórias. A coreografia será apresentada pelos brincantes alunos das oficinas de dança do Centro Cultural Tatajuba e é assinada por Rosana Feitoza, Djane Monteiro, Albert Wesker e Lucas Gomes.

A professora de balé e coordenadora pedagógica Rosana Feitoza conta um pouco sobre o processo de montagem do espetáculo: “Estamos felizes e empolgados com a montagem do espetáculo. ‘Meu nome é Nordeste, sobrenome Maranhão’ tem o intuito de valorizar a cultura regional. Estamos trabalhando a educação cultural com nossos alunos, mostrando a eles as tradições populares e a diversidade de cores e ritmos do São João do Nordeste, especialmente do nosso Maranhão”.

“Festança no Tatajuba” é o nome do show que o cantor e compositor Erasmo Dibell elaborou para sua apresentação dia 2 de julho, última noite do Arraiá do Tatajuba. Sobre a sequência musical, ele explica que será uma mistura de ritmos nordestinos e o público pode ir preparado para dançar: “O repertório é uma mescla sintetizando o que, para o meu crivo, é o que tem de melhor dessa composição do Nordeste geral, incluindo as obras de Seu Luís Gonzaga, João do Vale, Accioly Neto e outros. Também faremos um passeio pelos clássicos do folclore maranhense.  Eu não poderia deixar de fora o que eu tenho de trabalho autoral voltado para as manifestações juninas. Preparei para o público uma noite muito especial, com um repertório pra cima. É botar sebo nas canelas e se preparar para dançar do começo ao fim, envolvendo a todos com essa mescla de xotes, baiões, bumba boi, tambor de crioula, arrasta-pé... Vai ser muito bom!”, afirmou o artista.

O Arraiá do Tatajuba acontece na sexta, 30 de junho, das 18h às 21h, e sábado e domingo, 1º e 2 de julho, das 16h às 19h, no Tatajuba. A entrada é gratuita e a ocupação será por ordem de chegada. O Centro Cultural Tatajuba fica na Av. Getúlio Vargas, nº 1665, perto da Praça Brasil.

 

Confira a programação:

30 de junho (sexta) - 18h às 21h
  • “Meu nome é Nordeste, sobrenome Maranhão”, espetáculo dos alunos de dança do Centro Cultural Tatajuba
  • Apresentação do grupo Boi Bem-querer
  • Apresentação do grupo Boi Angical
1º de julho (sábado) - 16h às 19h
  • “Meu nome é Nordeste, sobrenome Maranhão”, espetáculo dos alunos de dança do Centro Cultural Tatajuba
  • Apresentação do grupo Boi Estrela da Manhã
  • Apresentação da Cia Sotaque de Imperatriz
2º de julho (domingo) - 16h às 19h
  • “Meu nome é Nordeste, sobrenome Maranhão”, espetáculo dos alunos de dança do Centro Cultural Tatajuba
  • “Festança no Tatajuba” show de Erasmo Dibell e banda
  • Encerramento com a junina do Tatajuba

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »