MENU

29/06/2023 às 18h36min - Atualizada em 29/06/2023 às 18h36min

PF realiza Operação Lei Áurea contra trabalho escravo no Maranhão

Durante a operação foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Foto: Divulgação/PF
 
São Luís - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29/06), a Operação Lei Áurea, para cumprimento de um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Codó-MA e Trizidela do Vale- MA.

A investigação iniciou a partir de informação encaminhada ao Disque Denúncia do Ministério Público do Trabalho do Maranhão dando conta de que trabalhadores eram submetidos a condições análogas à escravidão em uma fazenda localizada na cidade de Pedreiras-MA.

Durante as investigações foi possível identificar o agenciador responsável por submeter os trabalhadores a condições escravas e o proprietário da fazenda. Segundo os elementos informativos coletados durante a investigação, os trabalhadores eram submetidos a jornada exaustiva e condições de trabalho degradantes. Ademais, ainda foi possível identificar a comercialização de drogas pelo agenciador nas frentes de trabalho.

A medida foi determinada pelo juiz da Segunda Vara da Seção judiciária de Maranhão.
O termo LEI ÁUREA faz referência ao nome dado ao instrumento normativo responsável por abolir a escravatura dentro do território nacional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »