MENU

29/06/2023 às 18h19min - Atualizada em 29/06/2023 às 18h19min

PF desarticula grupo criminoso especializado no golpe do 0800 contra correntistas

Polícia Federal apurou que os envolvidos atuavam desde o ano de 2017 no Tocantins e em São Paulo

Da Assessoria
PF apreende cartões com 0800 falso e equipamentos para furtar cartões / Foto: Divulgação/PF
 
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29/6) uma operação com o objetivo de esclarecer detalhes sobre o funcionamento de uma organização criminosa especializada na prática de crimes de furto mediante fraude.

Os policiais federais cumpriram 5 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de sequestro de bens expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas (TO), nas cidades de Palmas e São Paulo (SP).  

Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os envolvidos atuavam desde o ano de 2017 no cometimento reiterado de furtos de valores em contas bancárias de terceiros, mediante esquema conhecido como golpe do 0800, fazendo vítimas em todas as regiões do país.

Para cometer os delitos investigados, o grupo criminoso produzia documentos e cartazes contendo informações falsas, que indicavam um número telefônico de ajuda 0800 pertencente aos criminosos e não, à instituição bancária.

Em seguida, os suspeitos afixavam esses cartazes falsos no ambiente de autoatendimento bancário e instalavam petrechos nos caixas eletrônicos de modo que os cartões magnéticos dos clientes ficavam retidos no equipamento.

Outros envolvidos com o grupo convenciam os titulares dos cartões retidos a telefonarem para o número 0800 informado nos cartazes falsos, de modo que o cliente era convencido pelo falso atendente a fornecer a senha da sua conta. Finalmente, os criminosos subtraíam os cartões bancários retidos nas máquinas e os utilizavam com as senhas das vítimas para a realização de saques indevidos de valores.

Os integrantes do grupo investigado poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de furto mediante fraude e associação ou organização criminosa, cujas penas somadas, podem ultrapassar 10 anos de reclusão.

A ‘Operação 0800’ faz referência à modalidade do golpe perpetrado pelos integrantes da associação criminosa com a utilização de números com prefixo 0800.

A Polícia Federal alerta que os clientes de bancos nunca devem fornecer suas senhas pessoais de transação a terceiros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »