MENU

23/06/2023 às 17h36min - Atualizada em 23/06/2023 às 17h36min

Segurança nas férias: Equatorial Maranhão alerta para os perigos de empinar pipas perto da rede elétrica

Imprensa Equatorial Maranhão
Somente esse ano a distribuidora já registrou quase 600 ocorrências envolvendo pipas em contato com a rede elétrica - Foto: Divulgação
 
O mês de junho está terminando e com a chegada de julho vem também as férias escolares, época em que a prática de empinar pipas aumenta em todo o estado, principalmente devido as ventanias e clima seco que o período carrega, fazendo com que crianças, adolescentes e adultos aproveitem para realizar esse tipo de atividades. Bastante popular entre os maranhenses, a brincadeira de soltar pipas, quando praticada em locais impróprios, pode trazer inúmeros riscos e, se realizada próximo da rede elétrica, pode ocasionar acidentes gravíssimos, além de prejudicar o fornecimento de energia da população em geral.

Quando uma pipa atinge uma rede de energia, ela danifica a fiação elétrica e o risco de haver rompimento de cabos e curto-circuitos é muito grande, provocando falta de energia temporária na região e situações mais graves. Um fator preocupante e que ainda é muito utilizado nas pipas é o chamado “cerol”, material aplicado na linha do objeto, que contém raspas de vidro e pó metálico, além de colocar em risco a segurança da população, ele é um forte condutor de eletricidade. O uso do cerol é proibido pela Lei Estadual nº 11.344/2020, que proíbe a comercialização da substância constituída de vidro moído e cola (cerol).

Ao longo deste ano, a Equatorial Maranhão registrou diversas ocorrências de interrupções de energia causadas por pipas na rede elétrica. Foram contabilizadas quase 600 em todo o estado. Somente na região sul do Maranhão, foram 100 casos desde janeiro de 2023. Por isso, a concessionária orienta à população quanto aos riscos e reforça alguns cuidados importantes para mais segurança e diversão neste período do ano:

·Não deixe crianças empinarem pipas próximas à rede elétrica. O recomendado é estarem em locais descampados, como praias, campos, entre outros;

·Se a pipa ficar presa na rede elétrica, jamais tente resgatá-la com varas ou de qualquer outra forma, pois isso representa sério risco de descargas elétricas;

·Atenção à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a probabilidade do contato com a rede de energia;

·Não utilize cerol nas linhas das pipas, isso pode provocar acidentes graves.

De acordo com o Técnico de Segurança da Equatorial Maranhão, Breno Damasceno, praticar brincadeiras ao ar livre, seja soltando pipa ou qualquer outro tipo de atividade, mesmo sendo muito divertido, pode acarretar problemas quando a prática é realizada em locais inapropriados e perto da rede elétrica. “São inúmeros os riscos, seja para o praticante ou para a população, muitas pessoas acabam escolhendo rodovias e locais próximo a fiação elétrica para executar a atividade, que além de causar interrupção do fornecimento de energia de milhares de clientes da localidade, pode acarretar acidentes. Muitas pessoas acabam tentando resgatar as pipas quando elas alcançam a rede de energia e ficam enroscada nos fios, e ao tentar resgatar e puxar o objeto para desenroscá-la elas correm o imenso perigo de sofrer uma descarga elétrica e ser eletrocutada”, comenta.

O técnico descreve algumas situações se a atividade for realizada em perímetros urbanos e pontua algumas orientações importantes. “As pessoas precisam ter cuidado e atenção redobrada ao praticar a brincadeira, além da falta de energia pode causar curto-circuito, queima de eletrodomésticos e muitos outros, afetando o fornecimento de energia de hospitais e escolas por exemplo. Então, nunca solte pipas em locais urbanos, como ruas, avenidas ou rodovias, procure locais desacampados e longe de postes e rede elétrica. Também não utilize cerol na confecção das pipas, o material é perigoso, pode causar acidentes com motociclistas e pedestres pois possui alta capacidade cortante, além se ser um condutor de eletricidade. Caso o objeto enrosque nos fios, não tente recuperá-lo e não suba em postes e lajes de casas para removê-la”, alerta.

A Equatorial Maranhão reitera que em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica a orientação é que os clientes não se aproximem de fios e cabos, que não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e chamem o socorro por meio do SAMU no 192 ou Corpo de Bombeiros no 193. Além disso, é importante ligar para a Equatorial Maranhão na Central 116 para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »