MENU

22/06/2023 às 18h31min - Atualizada em 22/06/2023 às 18h31min

Centenas de estudantes disputam etapa regional dos JETs 2023 em Tocantinópolis e Araguatins

Os vencedores de cada regional são classificados para a etapa estadual

Assessoria
Cerimônia de abertura do JETs em Tocantiopolis na Quadra Poliesportiva Beira Rio - Foto: Marcio Vieira/ Governo do Tocantins
 
A 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) chegaram à região do Bico do Papagaio, nesta semana. Na segunda-feira (22/05), a cerimônia de abertura ocorreu em Tocantinópolis, na Quadra Poliesportiva da Beira Rio. Nesta terça-feira, 23, será a vez de Araguatins realizar a cerimônia, às 18 horas, no Estádio municipal João de Deus Miranda.

Mais de 400 alunos atletas de 26 unidades de ensino em 11 municípios participam da etapa regional de Tocantinópolis, nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

Na cerimônia de abertura, as delegações foram apresentadas, houve o acendimento da tocha olímpica e o juramento dos atletas, árbitros e técnicos, além de apresentações culturais de dança, animando o público presente na Quadra Beira Rio.

Para o secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, o incentivo ao desporto escolar revela talentos, promove a integração e o desenvolvimento dos estudantes. “O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz que existe”, destacou ainda a importância do desporto escolar para o fortalecimento da educação e encerrou com uma mensagem aos estudantes. “Desejo sucesso aos participantes. Que eles possam competir com muita alegria e empenho nessa que é a maior competição escolar do Tocantins”.

 

Atletismo

Nesta terça-feira (23), as disputas do Atletismo tiveram início com as provas ocorrendo de forma simultânea no Estádio Municipal de Tocantinópolis.

O veterano da Escola indígena Mátyk, da Aldeia São José de Tocantinópolis, Jaylson Apinagé, disputa os JETs pela terceira vez e está animado para conseguir a classificação no arremesso de disco, categoria 15 a 17 anos, e participar da Estadual. “Conhecer alunos que disputam várias modalidades, aprender e participar com outras escolas é um privilégio. Estou muito feliz em representar a minha escola”.

Já a estreante no salto a distância, 12 a 14 anos, Juliana Rodrigues, representa a Escola Municipal Constância de Morais, de Maurilândia, e disse que está bastante ansiosa e pretende fazer uma boa prova, quem sabe levar uma medalha de volta para casa. “É a primeira vez que participo e espero que eu consiga me sair bem e ganhar uma medalha”.

 

JETs 2023

Os vencedores de cada regional são classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, no período de 20 a 30 de junho, quando serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.

Os JETs são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »