MENU

22/06/2023 às 18h20min - Atualizada em 22/06/2023 às 18h20min

Estudo apoiado pela Fapema aponta fitoterápico para tratamento da leishmaniose

SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
A leishmaniose é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto denominado flebotomíneo (conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui), quando está infectado. Não há vacina e os tratamentos são à base de remédios com significativo teor de toxidade e valor elevado. Pensando em amenizar essa ação no corpo humano, bem como na questão financeira, a acadêmica de Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus São Luís, Carla Maria Pereira Silva, desenvolve o estudo ‘Fitoterápico com atividade leishmanicida, a partir de folhas de Terminalia catappa’.

O estudo tem o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) que, por meio de editais, tem financiado, anualmente, centenas de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento e regiões do Estado.

A pesquisa é um trabalho de iniciação científica, que integra projeto de doutorado. O estudo avalia o uso do extrato da Terminalia catappa (árvore amendoeira da praia) para o desenvolvimento de uma droga antiprotozoária. 

“Diversos estudos já foram publicados nessa mesma linha de pesquisa, porém, utilizando outras espécies do gênero Terminalia, observando essa potencialidade contra parasitos. A novidade é a utilização de um fitoterápico com uma espécie que ainda não foi estudada, a respeito da sua ação contra leishmaniose. Esperamos contribuir com o desenvolvimento de uma formulação antiparasitária menos tóxica e com valor mais acessível para a população que está inserida em região endêmica”, explica a pesquisadora Carla Silva.

O apoio financeiro da Fapema para a continuidade da pesquisa tem sido fundamental, segundo Carla Silva. “Os recursos têm contribuído para a compra de insumos e equipamentos, possibilitando a execução do nosso trabalho. Além disso, o apoio é de suma importância para o crescimento da ciência no nosso Estado”, reitera.

A pesquisa tem a orientação da médica veterinária e doutora em Biologia Parasitária, Ana Lucia Abreu Silva, que é professora da UEMA; com coorientação da bióloga Sandra Alves de Araújo.
O grupo de pesquisa do qual Carla Silva faz parte já desenvolve estudos na área de produtos naturais para tratamento de leishmaniose há aproximadamente 15 anos.  “É uma doença negligenciada e endêmica na nossa região e os tratamentos atuais utilizam quimioterápicos que têm como consequência efeitos colaterais, resistência e certa toxicidade”, explica a pesquisadora. “Nós buscamos uma alternativa, utilizando a espécie T. catappa, que é abundante na nossa região e, com isso, esperamos produzir um fitoterápico menos tóxico e mais barato”, revela a pesquisadora.

O gênero Terminalia, espécie de planta analisada no estudo, é conhecido popularmente por suas propriedades antiparasitárias e alguns estudos já comprovaram ação contra espécies de leishmania. Essas espécies possuem inúmeras propriedades medicinais, como antioxidantes, antitumorais, anti-inflamatórias e antifúngicas. Além disso, os compostos fitoquímicos estão diretamente associados a essas atividades.

“Desse modo, o objetivo desse estudo foi investigar os efeitos leishmanicidas dos extratos e frações em modelos in vitro, com fins a criar um produto farmacologicamente ativo com propriedades leishmanicidas”, completa Carla Silva.
 

Leishmaniose

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero ‘Leishmania’ e da família Trypanosomatidae, atacando pele, mucosas e, também, órgãos internos. Os sintomas incluem febre, emagrecimento, anemia, aumento do fígado e do baço, hemorragias e imunodeficiência. Não há vacina contra as leishmanioses humanas. As principais medidas de prevenção se baseiam no controle dos mosquitos e dos reservatórios, diagnóstico precoce e tratamento de doentes.

Para prevenir a doença é orientado o uso de repelentes, evitar horários e ambientes onde esses mosquitos possam ter atividade, utilização de mosquiteiros de tela fina e, dentro do possível, a colocação de telas de proteção nas janelas. Outras medidas importantes são manter sempre limpas as áreas próximas às residências e os abrigos de animais domésticos; realizar podas periódicas nas árvores para que não se criem os ambientes sombreados e não acumular lixo orgânico.

Para todas as formas de leishmaniose, o tratamento de primeira linha no Brasil se faz por meio do medicamento antimoniato de meglumina (Glucantime). Outras drogas, utilizadas como segunda escolha, são a anfotericina B e a pentamidina. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »