MENU

19/06/2023 às 20h09min - Atualizada em 19/06/2023 às 20h09min

Al Pacino e a fertilidade masculina: o que a nutrição diz?

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
  
Há alguns dias, foi dada a notícia de que o famoso ator Al Pacino, de 83 anos, irá se tornar pai pela quarta vez. É que sua namorada de 29 anos está grávida.

O assunto gerou bastante burburinho devido à idade do ator e junto, a pergunta que não quer calar: o homem pode ter filho a vida toda? E a resposta é “sim”. 

Enquanto a mulher tem seu potencial reprodutivo esgotado com a chegada da menopausa, o homem não passa por isso. E a depender do seu estado de saúde, ainda que sua capacidade de procriar seja diminuída aos 40 anos, devido à diminuição da qualidade do sêmen, ele pode sim reproduzir. 

Em regras gerais, o que pode melhorar e potencializar a fertilidade dos homens é realmente levar um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividade física regular; evitar o consumo de cigarro, álcool e outras drogas; dormir bem; evitar o estresse; além, obviamente, de se alimentar de maneira saudável. E é exatamente nesse ponto que desejo focar. 

Hoje, diversos estudos já mostram o poder da nutrição e da alimentação na fertilidade, tanto masculina, como feminina. 

Todos são unânimes em dizer que o baixo peso, o sobrepeso e a obesidade são grandes fatores para aumento da infertilidade. Isso porque, tais condições podem ocasionar distúrbios hormonais, desequilíbrio entre nutrientes, resistência à insulina que pode acarretar a diabetes, dessa forma, dificultando ou até mesmo impedindo que uma gestação aconteça. 

Do ponto de vista nutricional, temos diversos nutrientes que tem papel fundamental na produção, na qualidade e na motilidade dos espermatozoides, fazendo assim com que o homem mantenha sua capacidade reprodutiva em alta. 

Os famosinhos antioxidantes, que são as substâncias capazes de proteger nossas células, também tem seu papel importante nesse contexto, já que previnem e/ou retardam danos celulares, incluindo as nossas células espermáticas. 

Sem dúvida alguma, é imprescindível que durante o planejamento de uma gestação, haja também uma investigação de possíveis carências nutricionais, tanto da mulher, como do homem. Como já dito, diversos são os nutrientes importantes no processo de fertilização.

E diferente do que se pensava antigamente, a infertilidade é um problema do casal e não apenas da mulher. Já se sabe que 30% das causas são femininas, outros 30% são masculinas e em 40% dos casos, o problema está nos dois. 

Hoje, até para que eu não me estendesse tanto, minha abordagem sobre o tema se limitou a falar da fertilidade masculina. Mas, tão logo, prometo trazer também sobre a fertilidade feminina e mostrar, mais uma vez, o poder da nutrição na geração de vidas. 

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »